segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

CULTURA

No AP, desenhos de pontos turísticos e cultura decoram faixas de pedestres

 

Resultado de imagem para Caixas de marabaixo decorar faixa de pedestres AP
Faixas de pedestres decoradas em frente ao Teatro das Bacabeiras (Foto: Fabiana Figueiredo/ G1)

As caixas de marabaixo - dança típica do Amapá -, a fachada do Mercado Central e o baluarte da Fortaleza de São José de Macapá viraram desenho e estão personalizando faixas de pedestres na capital, que no dia 4 de fevereiro completa 259 anos de fundaçãp. A ideia faz parte da revitalização da sinalização horizontal das ruas, feita pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

“Em discussão interna, a gente sugeriu que fossem feitas as faixas personalizadas nos pontos turísticos da cidade e nos pontos onde temos um fluxo maior de pessoas. A ideia é deixar a cidade mais turística, atrativa, com uma melhor sinalização. Tudo sem ferir a legislação de trânsito. As barras ficam bem visíveis”, falou o diretor de Trânsito da CTMac, Antônio Góes.

A faixa de pedestres localizada em frente ao Teatro das Bacabeiras, no Centro, foi a primeira a ser padronizada. Segundo Góes, ela foi personalizada em 2016 e recebeu um reforço no dia 18 de janeiro. Em seguida foi pintada a faixa na Rua Cândido Mendes, em frente ao Mercado Central e a Fortaleza, também no Centro.
Na quarta-feira (25) foi a vez do bairro Laguinho, na Zona Central, receber a personalização nas faixas. A manutenção foi feita na faixa em frente a União dos Negros do Amapá (UNA), na Rua General Rondon, com desenhos de caixas de marabaixo. Para o vendedor externo Carlos Mota, de 42 anos, a ideia é agradável.
“Ontem que eu comecei a observar. Logo no início, eu achei estranho porque eu ainda não tinha visto uma faixa assim, decorada. Mas depois parei para pensar e vi que fica legal. Gostei”, disse Mota, que trabalha no bairro e usou a faixa para atravessar a rua.
Estão previstas sinalizações horizontais personalizadas em mais 5 faixas, segundo o diretor da CTMac. As pinturas são feitas no período noturno. A ação também será aplicada em frente a escolas municipais e estaduais, com temáticas de educação, antes do início das aulas.
O serviço, disse o diretor, não interfere nas atividades rotineiras de manutenção das sinalizações horizontal, vertical e semafórica pela cidade. Para reforçar a segurança do pedestre, a CTMac fará blitzen educativas nas novas faixas e na sinalização semafórica. A iniciativa faz parte do projeto “Dê sinal de Vida”, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservar a vida.

FONTE: G1 AP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário