domingo, 16 de outubro de 2016

MUNDO

Temer participa de encontro da cúpula dos Brics na Índia

 

Resultado de imagem para Temer participa de encontro da cúpula dos Brics na Índia
Os presidentes do Brasil, Michel Temer; da Rússia, Vladimir Putin, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, e os presidentes da China, Xi Jinping; e da África do Sul, Jacob Zuma, em foto oficial da Cúpula dos BRICS em Goa, na Índia (Foto: AFP Ohoto)       


O presidente Michel Termer iniciou, nete domingo (16), em Goa, na Índia, a agenda de encontros da cúpula dos Brics, bloco de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O primeiro compromisso do dia foi a foto oficial.
Neste domingo, Temer tem encontro privado com chefes de Estado e de governo dos Brics e com o conselho empresarial do bloco. Depois, participa de sessão plenária, cerimônia de assinatura de atos, nova foto com chefes de Estado e de governo dos BRICS e do BIMSTEC (Bangladesh, Butão, Índia, Myanmar, Nepal, Sri Lanka e Tailândia), encontro com a cúpula do BRICS e do BIMSTEC e, mais tarde, um jantar.
Após participar da cúpula, Temer terá reunião bilateral com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Na última terça (11), o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, afirmou que a visita de Temer a Narendra Modi tem como objetivo "reforçar a presença brasileira na Ásia".
Parola disse ainda que a reunião dos Brics é uma oportunidade de o presidente Temer mostrar "o novo Brasil" que, segundo ele, o governo está construindo, com "maior credibilidade e responsabilidade fiscal".
O presidente Michel Temer chegou na manhã de sábado (15), a Goa, na Índia. Ele desembarcou acompanhado da primeira-dama, Marcela Temer, e de ministros da comitiva brasileira, entre eles José Serra (Relações Exteriores) e Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), além do secretário do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Moreira Franco.
Na descida do avião, o presidente e a primeira-dama foram recebidos pelo general Kumar Singh, ministro da Índia para assuntos externos.
Após o almoço, Temer deu entrevista coletiva na qual falou em intensificar as relações comerciais entre Brasil e Índia. “Minha ideia é aumentar o relacionamento do Brasil com a Índia. Nós temos empresas aqui na Índia, mas são poucas, por enquanto. Empresas até de muito renome no Brasil e que têm uma presença muito expressiva aqui na Índia”, afirmou o presidente.
Japão
Encerrada a agenda na Índia, Temer seguirá, na noite do dia 17, para Tóquio, capital do Japão, onde deverá desembarcar na terça (18), e terá, ao longo do dia, reuniões na embaixada brasileira na cidade.

Esta será a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao país asiático em 11 anos. Em novembro de 2015, a então presidente Dilma Rousseff chegou a marcar uma viagem ao país, mas a cancelou, o que gerou um mal-estar diplomático.
Para o dia 19, estão previstos na agenda do presidente uma reunião com o imperador Akihito, no Palácio Imperial, e um almoço com empresários brasileiros e japoneses (no qual Temer buscará atrair investimentos estrangeiros).
Já no dia 20, último dia da viagem internacional, Temer deverá se reunir com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para, em seguida, embarcar de volta ao Brasil. A previsão é que o presidente chegue a Brasília na sexta (21).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário