RIO — No Brasil para participar do “Ciclo Ato Criador”, Juan Carlos Monedero, cientista político espanhol e um dos fundadores do Podemos, analisa impasse eleitoral e admite divisões internas na legenda que ajudou a criar. Monedero é um dos palestrantes nesta sexta-feira, às 16h, no Teatro Centro de Artes UFF.
As duas consultas para tentar formar um governo na Espanha não funcionaram. Podemos e Cidadãos conseguiram acabar com o bipartidarismo, mas isso gerou o impasse político atual. Qual seria a solução para tentar formar um governo?
Os tempos de crise, dizia (Antonio) Gramsci, são tempos em que o velho ainda não foi embora e o novo ainda não chegou. E na Espanha há uma crise, do regime, vinculada à Constituição de 1978. Enquanto o regime quiser continuar buscando soluções superficiais, não poderemos solucionar nossos problemas. Acreditaram que mudando a direção do PSOE (o tradicional Partido Socialista Operário), ou que abdicando o rei, com essas medidas cosméticas, se resolveriam os problemas, mas é mentira. Há uma Espanha jovem, bem formada, indignada que não se sente representada nos velhos partidos. E Espanha está enfrentando algo similar ao Reino Unido, onde ocorreu o Brexit. Os medos de algumas pessoas impedem que a esperança de outras cheguem a um porto seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário