Polícia apreende 15 mil óculos falsificados e prende nove estrangeiros orientais
Além dos estrangeiros, uma brasileira foi presa por comercializar produtos falsificados
A fiscalização do Comitê de Combate à Pirataria do DF prendeu na tarde desta quinta-feira (5) dez donos de bancas da Feira dos Importados durante uma operação para coibir a venda ilegal de óculos no SIA (Setor de Indústria e Abastecimento). Entre os presos, apenas tem nacionalidade brasileira e os outros são de origem oriental. O saldo de apreensões chegou a aproximadamente 15 mil óculos.
A ação contou com um efetivo total de 41 servidores da Seops (Secretaria da Ordem Pública e Social) e da DCPim (Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial). Os produtos ilegais foram recolhidos em 20 bancas. Pelo menos duas eram instaladas de forma improvisada no corredor entre os blocos A e B da Feira dos Importados. O restante dos boxes encontra-se no bloco B.
De acordo com o diretor operacional da Seops, Ricardo Soares, a intenção do Comitê de Combate à Pirataria é acabar com a falsificação nas feiras públicas e privadas, a fim de inseri-las na legalidade. Os presos, entre eles quatro mulheres e sete homens, seguiram para a sede da DCPim, onde prestaram depoimento. Três deles são donos de pelo menos duas bancas.
Eles foram liberados após assinar um termo circunstanciado e autuados por contrafação de marcas. A pena varia entre um e três meses de prisão, que pode ser revertida em multa.
A DCPim deve, ainda, encaminhar à Polícia Federal as cópias das ocorrências com a relação dos estrangeiros orientais detidos durante a operação. A ação pretende verificar a situação deles no país e pode haver, inclusive, impedimento para a renovação da permanência em território nacional.
Segundo o delegado-chefe da DCPim, Luiz Henrique Sampaio, o objetivo é estender as operações com alvo nos óculos falsificados a outros blocos da feira.
— Monitoramos constantemente os setores do centro comercial. Com isso, já reduzimos em mais de 90% o número de bancas especializadas em mídias piratas. Agora, vamos partir para alcançar o mesmo resultado no que diz respeito a outros produtos.
Com a operação desta quinta-feira, chega a 72.419 o número de óculos apreendidos na Feira dos Importados do SIA e 43 feirantes presos este ano. Se forem somados todos os produtos recolhidos no centro comercial, as operações conjuntas entre a Seops e a DCPIM conseguiram apreender 242.256 itens e prender 110 pessoas envolvidas com a pirataria, em 48 operações.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário