Motorista é flagrado dormindo ao dirigir ônibus lotado
Estava em horário de pico no momento em que tudo aconteceu
Pelas imagens é possível ver que, em movimento, o veículo anda em zigue-zague enquanto o condutor cochila. Em determinado momento, um passageiro chama a atenção.
— É melhor você parar aí e jogar água no rosto, porque você tá dormindo direto. Encosta aí, leva o rosto ou pára o ônibus.
Mesmo assim, o motorista continua a viagem. Durante o trajeto, carrega dezenas de pessoas que seguiam de Ceilândia para o Riacho Fundo I.
Revoltado pelo fato de ter sido chamado a atenção, o condutor ainda sugeriu ao passageiro que ele descesse do ônibus. Para José Aldenir, é preocupante depender do transporte público.
— Direto acontece esse tipo de coisa. Além de dormir, ouvem som, falam ao celular e colocam em risco a vida dos passageiros.
O diretor-geral do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal), Marco Antônio Campanella, garantiu que a denúncia será apurada.
— É uma denúncia grave porque colocou em risco a integridade física dos passageiros. Vamos apurar direito, identificar a empresa, a linha, o horário e o próprio funcionário para tomar as medidas legais cabíveis.
O Código Brasileiro de Trânsito é claro e prevê penalidade para quem dirige sem prestar atenção. O motorista flagrado ganha três pontos na carteira e multa de pouco mais de R$ 50.
Campanella também explicou que outras medidas, além da multa, podem ser adotadas.
— Também pode haver enquadramento no nosso regulamento, que impõe multas e obriga a cooperativa a tomar as providências administrativas em relação a esse funcionário.
Em 2012, o Detran-DF (Departamento de Trânsito do DF) fez 234 autuações de motoristas desatentos no trânsito. Nos dez primeiros meses de 2013, esse número cresceu e já chega a 1255.
Nenhum comentário:
Postar um comentário