TRT-DF marca audiência para negociar greve com os trabalhadores da CEB
Categoria quer reajuste salarial e ganho real acima da inflação para retornar atividades
O TRT-DF (Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal) marcou para as 14h desta quinta-feira (14) uma audiência de conciliação entre os representes da CEB (Companhia Energética de Brasília) e líderes do STIU-DF (Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal) para tentar negociar os rumos da greve iniciada há 10 dias pelos trabalhadores da companhia.
A audiência acontecerá na sede do TRT-DF no Setor de Autarquias Sul, área central de Brasília. A intenção do tribunal é chegar a um acordo que atenda aos dois lados para colocar fim às paralisações. Para normalizar as atividades, os grevistas querem abono e reajuste salarial, ganho real acima da inflação, equiparação com o salário dos servidores da Eletrobrás e implementação do benefício de risco de vida.
O sindicato da categoria explicou que as atividades continuam paralisadas por tempo indeterminado e que até o momento a CEB não enviou nenhuma proposta que satisfaça aos trabalhadores. Desde outubro, os funcionários da companhia não recebem Data-Base e a direção da companhia se recusa a negociar.
Para o STIU-DF, os patrões querem manter o acordo coletivo vigente sem nenhum tipo de avanço econômico ou social e ainda estudam retirar direitos históricos conquistados pelos trabalhadores no CEBPREV, uma espécie de fundo de previdência social da categoria. Em 2012, a categoria ganhou reposição salarial de apenas 1% e, por conta disso, garantem que desta vez não aceitarão propostas sem ganho real.
A CEB informou que está tentando negociar com os funcionários, mas explicou que nenhuma proposta oficial será apresentada antes da audiência. Por conta da greve, a companhia disse que serviços de manutenção e reparos estão prejudicados, uma vez que apenas 30% das equipes estão trabalhando.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário