sábado, 16 de novembro de 2013

Sobradinho receberá mais uma unidade do Complexo de Saúde local

UPA deve ser entregue no primeiro trimestre de 2014

Sobradinho ganhará Unidade de Pronto Atendimento em 2014GDF
Além da Clínica da Família, que está em funcionamento desde a última terça-feira (12), a população de Sobradinho II (DF) contará, em breve, com mais uma unidade do Complexo de Saúde local. As obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) já estão adiantadas e devem ser entregues no primeiro trimestre de 2014.  
— A construção da UPA é fundamental para Sobradinho, pois vai ajudar a desafogar a assistência realizada pelas atuais unidades de saúde da região, principalmente o pronto-socorro do hospital regional, apontou o coordenador geral de Saúde de Sobradinho, Paulo Lisbão.  
O Complexo de Saúde fica num terreno com localização estratégica, próximo ao restaurante comunitário da cidade, em frente à DF-420. O custo total da obra é de R$ 7,3 milhões e inclui, além da Clínica da Família e da UPA, um CAPS-ad (Centro de Atendimento Psicossocial) e uma Academia de Saúde.   
Para o coordenador, a construção do complexo vai trazer benefícios aos moradores da cidade.   
— O espaço vai reunir vários equipamentos de saúde num mesmo lugar, facilitando o acesso dos usuários.  
A UPA será do tipo III para atenção às urgências e emergências de baixa e média complexidades, para cobertura de uma população de 200 mil a 300 mil habitantes, 24 horas. A Clínica da Família vai abrigar sete equipes da Estratégia Saúde da Família.  
O espaço CAPS-ad, 24 horas, destinado ao tratamento de usuários de álcool e drogas, e uma academia de saúde. Esse equipamento, de acordo com o Ministério da Saúde, visa a promover ações de qualidade de vida, prevenção e promoção de saúde.  
O DF tem quatro UPAs em funcionamento: Samambaia, Recanto das Emas, São Sebastião e Núcleo Bandeirante. As próximas a serem entregues são a primeira de Ceilândia, a de Taguatinga e a de Sobradinho II. Além disso, outras três estão previstas para serem iniciadas até o fim do ano, em Brasília, Gama e Planaltina.

FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário