José Dirceu e outros condenados do Mensalão seguem para a Superintendência da PF
O avião da Polícia Federal com os nove condenados do Mensalão chegou a Brasília pouco antes das 18h. Os réus foram levados para o hangar da PF, onde desembarcaram e alguns seguiram para a Superintendência do órgão, no Setor Policial Sul. Outros foram para o complexo penitenciário da Papuda. Eles devem ficar à disposição das autoridades até segunda-feira. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, decidirá onde os condenados cumprirão suas respectivas penas.
 | |
Manifestantes estão em frente à sede da PF para apoiar condenados
Um grupo de petistas disseram que farão vigília na porta da Superintendência da PF. "Julgamento de exceção, exigimos a anulação!" são as palavras de ordem. Cerca de 80 manifestantes estão fazendo um corredor em volta da entrada e dizendo que não deixarão os cinegrafistas se aproximarem. A deputada federal do partido Érika Kokay está no local. O secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, também foi ao local aguardar a chegada de Genoíno. Eles foram presos juntos durante a Didatura, na década de 1970. "Eu recebi Genoíno dentro da cela, quando ele chegou com 40 graus de febre. Genoíno é um homem honrado que sempre lutou pela libertação do povo brasileiro", disse. A aeronave com capacidade para 50 passageiros saiu da capital federal para buscar os réus na manhã de hoje. Primeiro foi a São Paulo, onde embarcaram o deputado federal José Genoino (PT-SP) e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que se entregaram na noite dessa sexta (15/11), após o presidente do STF determinar a prisão de 12 condenados. Apenas um mandado de prisão ainda não foi cumprido.
Por volta das 15h30, o jato da PF pousou Belo Horizonte para pegar outros sete presos: o publicitário Marcos Valério, o ex-deputado federal Romeu Queiroz (PTB-MG); o ex-vice-presidente do Banco Rural, José Roberto Salgado; os ex-sócios de Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, e também a ex-funcionária do publicitário Simone Vasconcelos. As portas foram fechadas às 16h38.
Na manhã de hoje, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, se entregou à PF em Brasília. Ele foi o último a se apresentar às autoridades. O ex-tesoureiro do PL (atual PR), Jacinto Lamas, se apresentou à polícia da capital federal ontem.
Foragido
O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto escapou da prisão e está foragido na Itália, onde tem dupla cidadania. O condenado saiu do país por terra, pela fronteira com o Paraguai, e de lá seguiu para o país europeu. A Interpol já está a procura do executivo e decretou "alerta vermelho". Pizzolatto foi condenado pretende apelar para um novo julgamento italiano. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário