quarta-feira, 20 de novembro de 2013

México passeia contra Nova Zelândia, põe fim a sofrimento e é 31ª seleção na Copa de 2014

México confirmou favoritismo e vaga na Copa do Mundo de 2014 com vitória na repescagem sobre a Nova Zelândia (© Getty)
México confirmou favoritismo e vaga na Copa do Mundo de 2014 com vitória na repescagem sobre a Nova Zelândia
Depois de muita tempestade nas eliminatórias da Concacaf, a bonança enfim chegou para a seleção do México no caminho até a Copa do Mundo no Brasil. Na madrugada desta quarta-feira, a equipe não teve trabalho contra a Nova Zelândia e confirmou sua vaga no Mundial de 2014, com nova vitória, dessa vez, por 4 a 2.
O sofrimento que marcou a campanha mexicana na disputa continental por uma vaga parece mesmo ter ficado para trás. Pelo menos diante da fraqueza da equipe da Oceania. Depois de ter ficado a dois minutos da eliminação em outubro, o México terminou classificado com placar agregado de 9 a 3 na repescagem.
Com três gols, Oribe Peralta comandou a vitória do México
Com três gols, Oribe Peralta comandou a vitória do México
Os gols nesta quarta-feira, no Westpac Stadium, em Wellington, capital neozelandesa, foram marcados por Peralta, atacante do Santos Laguna, três vezes, aos 14, 29 e 33 do primeiro tempo. Na segunda etapa, James, aos 35, de pênalti, e Rory Fallon, aos 38, diminuíram, mas Penã definiu a vitória mexicana aos 41.
Do time que esteve em campo naquele dia 16 de outubro, quando a equipe perdeu para a Costa Rica e só não foi eliminado graças à vitória milagrosa dos Estados Unidos sobre o Panamá, o México só repetiu quatro jogadores, já que o técnico Miguel Herrera apostou em um time sem as ‘estrelas' europeias para definir a vaga.
Herói da vitória, Peralta traz péssimas lembranças ao torcedor brasileiro. Em Londres, ele foi o autor dos dois gols que deram a medalha de ouro à sua equipe, que derrotou por 2 a 1 a seleção então comandada por Mano Menezes na final dos Jogos Olímpicos de 2012.
Com o resultado na repescagem, o México se garante em seu sexto Mundial consecutivo. Desde 1990, a seleção não sabe o que é ficar de fora de uma Copa do Mundo. De lá para cá, a equipe chegou sempre à segunda fase, caindo, porém, em todas as ocasiões nas oitavas de final. O desafio agora é dar um passo além.
O retrospecto, contudo, não ajuda. A última vez que o México chegou a uma Copa via repescagem foi em 1962, quando o Mundial também aconteceria em um país sul-americano. E, há 51 anos, no Chile, o time conseguiu apenas uma vitória, quando já estava eliminado, e não passou sequer da primeira fase.
As melhores campanhas mexicanas em Copas do Mundo aconteceram justamente quando a competição foi sediada no México. Tanto em 1970, quanto em 1986, a seleção da casa conseguiu chegar às quartas de final, sendo eliminada apenas pelos times que seriam vice-campeões jogos mais tarde - Itália e Alemanha, respectivamente.
Com a vaga mexicana garantida para 2014, resta apenas uma seleção para confirmar-se no Mundial de 2014. A definição vem ainda nesta quarta-feira, entre Uruguai e Jordânia, que se enfrentam em Montevidéu - às 21h (de Brasília), com transmissão, ao vivo, da ESPN. A vantagem é toda dos sul-americanos, que só não vêm ao Brasil com uma catástrofe, já que venceram o jogo de ida por 5 a 0.
Entre os representantes da Concacaf, o México se junta a Estados Unidos, Costa Rica e Honduras, que já haviam carimbado seus passaportes em outubro, através das eliminatórias do continente, com as três melhores colocações da competição - os mexicanos foram quartos, com apenas duas vitórias em dez jogos.

FONTE: UOL ESPORTES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário