Estádio volta a abrir portas para comunidade
Visitas guiadas ao Mané Garrincha, dentro do projeto GDF Junto de Você, vão beneficiar os moradores de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, nesta sexta e fim-de-semana
Brasília, 21 de novembro de 2013 - A temporada de visitas guiadas ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha continua nesta sexta-feira, sábado e domingo (22 a 24/11). E quem vai curtir a arena, dessa vez, são os moradores de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. O passeio faz parte do GDF Junto de Você, projeto que começou na semana passada, quando 300 pessoas de São Sebastião fizeram o passeio. Muitos pais aproveitaram a chance e levaram esposas e filhos para um programa em família.
Os moradores que quiserem conhecer bem de perto o Mané Garrincha devem fazer uma inscrição prévia no estande da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), que será instalado em frente ao Restaurante Comunitário, em Sobradinho II. Isso porque as vagas são limitadas. A comunidade vai ver o túnel que dá acesso ao campo, vestiários, bancos de reservas, gramado, arquibancadas e a Tribuna de Honra.
Multiuso - Durante o passeio, os visitantes ficam sabendo que o estádio não é só um local para jogos de futebol. Além de ser um monumento turístico, gera renda e abre novos empregos. De acordo com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), cada evento na arena movimenta, em média, R$ 12 milhões. Para o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, um dos objetivos das visitas é democratizar e ampliar o acesso à arena, permitindo que as pessoas participem ativamente do processo de formação de identidade do estádio.
“Com essas ações, o Mané Garrincha, além de contribuir na geração de renda e empregos, passa a ser uma ferramenta de transformação social na medida em que os cidadãos começa a integrar e fazer parte dos bens culturais da cidade”, afirmou Claudio Monteiro.
Atendimento – Os passeios serão realizados uma vez na sexta-feira e duas vezes no sábado e domingo. E o que é melhor: tudo de graça. A comunidade faz o passeio com ônibus especial, com direito a um lanche. Além das visitas à arena, o GDF Junto de Você atende aos moradores prestando atendimento médico, odontológico, emissão de carteira de trabalho, CPF e segunda via de documentos.
O Fábrica Social, projeto idealizado pelo governador Agnelo Queiroz, que qualifica profissionalmente pessoas de baixa renda, também vai estar no estande da Secopa. Lá, os moradores vão saber, por exemplo, como funciona o projeto e que os materiais produzidos pelos beneficiários são destinados a escolas, creches, presídios, unidades de internação, ruas de lazer, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário