quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"Vampiros" circulam por Brasília para estimular doação de sangue

Dupla de atores promove ações independentes para incentivar doadores


Fernanda Veloso
Uma dupla de atores do Distrito Federal resolveu usar a figura do vampiro para incentivar a doação de sangue. Alvaro Neto e Renato Barcelos saem às ruas vestidos com roupas, e presas, de vampiros para pedir que a população doe sangue no Hemocentro de Brasília.
— Queremos cativar a população porque muitas pessoas morrem todos os dias e uma doação de sangue pode salvar vidas, diz o ator e diretor teatral Neto.
Juntos, os atores começaram com a ação em 13 de agosto do ano passado. Na data, é comemorado o Dia do Vampiro e um grupo realiza uma passeata com os integrantes vestidos a rigor. A caminhada começa na Rodoviária do Plano Piloto e vai até o Hemocentro, onde os participantes fazem doações de sangue.
Além do incentivo às doações, Neto explica que sair vestido de vampiros pelas ruas de Brasília é uma maneira de fazer crítica social. 
— Essa ideia de se vestir de vampiro também serve como crítica aos governantes e aos que só querem sugar a sociedade, explica o ator.  
Apesar de atuarem na campanha por doação sanguínea, os atores não possuem ligação com a Fundação Hemocentro e nem recebem patrocínio para as ações. Mas Neto avisa que eles estão abertos a patrocínios e apoios para continuarem com o projeto.
Segundo Neto, a ideia de unir a figura do vampiro à doação de sangue surgiu da atriz Liz Vamp, filha do ator e diretor José Mojica Marins. Foi ela quem resolveu promover a doação de sangue durante as comemorações do Dia do Vampiro.
Neto e Barcelos integram o grupo Vampiros DF, que reúne pessoas com gosto pela cultura vamp, por meio de uma página no Facebook.  

FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário