quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ESTIMULAÇÃO DE BEBÊS


music mini

A música faz parte de nossas vidas, torna a nossa existência mais alegre, feliz e saudável. Sim, saudável. A música traz benefícios a saúde física e mental do ouvinte. É uma fonte de estímulos neurológicos muito valiosa para crianças que possuam deficiência cognitiva. A música auxilia inclusive no desempenho de atividades físicas. Segundo Thomas Fritz, pesquisador do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro, na Alemanha, a música ajuda a distrair e a relaxar a mente, fazendo com que a pessoa não pense tanto no cansaço a que seu corpo está sendo submetido.
A música é largamente utilizada no tratamento do estresse, mal que atinge milhões e milhões de pessoa mundo à fora. As crianças que necessitam de muitas atividades de estimulação, tais como fisioterapia, fonoaudiologia e tantas formas de tratamento podem se beneficiar das melodias, que, com certeza, irá ajudá-las a combater o estresse decorrente das extenuantes atividades de estimulação.
Além de auxiliar no controle do estresse, a música potencializa o desenvolvimento sonoro da criança. Com quatro dias de idade, as crianças já começam a distinguir uma língua de outra e já começam a prestar atenção nos sons. Parece muito lógico que uma criança que vive rodeada de palavras aprenderá mais facilmente a se comunicar com fluência e clareza. Introduzir a criança no mundo musical é rodeá-la de palavras.
Num estudo efetuado na Alemanha, foi descoberto que a exposição à música estabelece ligações nos circuitos neurais do cérebro e que as crianças privadas de experiências de linguagem raramente dominam bem a língua quando adultos. Os estudos de investigação científica sobre o cérebro dos bebês descobriram que os recém nascidos possuem uma resposta natural à música, devido ao seu contato permanente com o ritmo som e movimento dentro do ventre materno.
As músicas que possuem melodias repetidas são muito calmantes para o bebê, por isso coloque sons deste gênero a tocar suavemente próximo ao bebê, fará com que ele se sinta mais tranquilo e autoconfiante, e quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, mais potencial ela terá para aprender.
A música, pois, deve sempre ser considerada como meio eficaz e barato para promover estimulação.
Em Brasília, conhecemos e indicamos o excelente trabalho desenvolvido pela musicoterapeuta Délia Matos

FONTE: BLOG DO SABER MELHOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário