terça-feira, 15 de outubro de 2013

Redução do horário de funcionamento de bares diminui número de homicídios no DF

Na cidade mais populosa do DF, houve queda de 4,2% nos casos em relação a 2012

SSP-DF acredita que a restrição nos horários de funcionamentos dos bares e similares reflete na queda de homicídiosReprodução / TV Record Brasília

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (15) pela SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública) mostra que a restrição nos horários de funcionamentos de bares diminuiu o número de homicídios no DF.
Nos nove primeiros meses deste ano, foram registrados 114 casos de homicídios em Ceilândia, cidade mais populosa do DF, número que representa queda de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 119 ocorrências.  
Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a queda é reflexo da fiscalização e restrição nos horários de funcionamento das casas de shows, bares, traillers, quiosques e similares.  
— Sabemos que boa parte das mortes violentas registradas no DF tem ligação com álcool e drogas e muitas vezes os desentendimentos que ocorrem dentro de bares acabam resultando em morte.  
Em função da violência, a administração da cidade decidiu, por meio da Ordem de Serviço Nº 38 de 03 de janeiro de 2013, impedir o funcionamento dos estabelecimentos comerciais após a meia noite durante todos os dias da semana.   
A medida é amparada por lei e ganhou força após a publicação do Decreto nº 34.076, de 21 de dezembro de 2012, do governador Agnelo Queiroz, que integra as forças de segurança pública nas 31 regiões administrativas do DF e classifica por horário, idade e risco os estabelecimentos comerciais.  
Com isso, as administrações regionais começaram a fiscalizar os locais mais críticos em parceria com a Agefis, Polícia Civil, Polícia Militar, Detran-DF, Bombeiros e Casa Civil para impedir o funcionamento destes lugares após a meia noite com a intenção de inibir a criminalidade nas ruas da capital federal.  
Avelar destacou que o Varjão, após apostar no fechamento dos bares, registrou apenas dois homicídios nos últimos dois anos. O Cruzeiro não registrou nenhum homicídio nos primeiros nove meses deste ano. Em 2012, apenas um caso foi registrado em julho.

FONTE: R7.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário