sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Protestos na Índia pela criação de um novo Estado


Manifestantes indianos protestam no estado de Andhra Pradesh, bloqueando estradas com barricadas em chamas
Indian supporters of united Andhra Pradesh shout slogans as they block the road with burning barricades during a protest in Ananthapuram, on October 4, 2013

A decisão do governo indiano de criar um 29º Estado, o Telangana, desencadeou nesta sexta-feira protestos e manifestações no sudeste da Índia.
Os manifestantes bloquearam estradas e invadiram as ruas nas regiões costeiras do Estado de Andhra Pradesh, um dia depois de o governo aprovar a divisão deste Estado em dois.
Telangana, cuja criação deve ainda ser aprovada pelo Parlamento, se estenderá pela superfície de uma região pobre e que sofre frequentemente com secas que, segundo os partidários do projeto, estava até então descuidada pelo governo de Estado.
A capital da região, Hyderabad, especializada em tecnologias da informação, será comum aos dois Estados por ao menos os próximos dez anos, anunciou o governo.
No distrito de Ananthapuram, a 400 km de Hyderabad, os manifestantes rasgaram cartazes do governante Partido do Congresso e gritaram palavras hostis.
Segundo os opositores, a criação deste novo Estado, o governo abriu "caixa de Pandora" ao dar razão aos outros grupos minoritários que reclamsam a criação de novos Estados.
Andhra Pradesh, criado em 1956, é o quinto maior Estado da Índia.
Em 2009, o Partido do Congresso havia obtido a maioria das 42 cadeiras de parlamentares atribuídos a esta região. O parlamento indiano conta com 543 membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário