Finados: Procon fiscaliza todos os cemitérios do DF
Intenção é descobrir se as administradoras estão cumprindo as normas do CDC
Até agora três cemitérios foram visitados e dois deles receberam advertência por estarem em desacordo com a leiReprodução / TV Record Brasília
O Procon-DF (Instituto de Defesa do Consumidor) está fazendo uma fiscalização em todos os cemitérios do Distrito Federal. Até o próximo sábado (2), feriado de Finados, o órgão pretende conferir se as administradoras estão cumprindo as normas previstas no CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Há cinco anos Gisele Pereira paga a taxa de manutenção do jazigo da amiga, mas conta que todos os anos encontra algum problema no túmulo.
— Fica tudo quebrado, vidro, foto some, pedaços de concreto ficam em cima do túmulo, sempre falta alguma coisa aqui.
Por conta desse tipo de reclamação, o Procon está em cima dos serviços prestados pelas administradoras dos cemitérios no DF. Três deles já receberam a fiscalização, entre eles o Campo da Esperança da Asa Sul, área central de Brasília.
Foram analisados os contratos de jazigos, a exposição das tabelas de preços fixados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e informações visíveis sobre o Código de Defesa do Consumidor.
O diretor do Procon-DF, Todi Moreno, explicou que até agora apenas um dos lugares tinha o número do órgão fiscalizador e os demais foram advertidos.
— Alguns cemitérios não têm o número 151 nem o Código de Defesa do Consumidor expostos. Esses lugares foram advertidos e estão corrigindo o problema.
Outros três cemitérios serão fiscalizados nos próximos dias antes do feriado, como Brazlândia e Taguatinga (DF). No entanto, o Procon alerta que quem pagar taxa de manutenção e não tiver o serviço prestado deve registrar a reclamação.
— O consumidor paga somente o que está em contrato, o que estiver fora dele é abuso e a reclamação deve ser feita nos postos do Procon ou no número 151.
Pelo menos 600 mil pessoas devem passar pelos seis cemitérios da capital federal no próximo sábado. O trânsito está proibido nos cemitérios de Brazlândia e Planaltina e nos demais apenas os veículos com autorização de vagas especiais poderão circular.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário