Governo argentino aprova lei que permite 'legalização' de dólares
Na Argentina, os dólares comprados no mercado paralelo agora podem voltar para a economia. O Congresso do país aprovou na última quarta-feira (29) a noite uma lei que permite a legalização da moeda americana. O governo quer tentar recuperar o dinheiro que está fora dos bancos.
O governo de Cristina Kirchner já não sabe mais o que inventar para fechar as torneiras. Travou as importações, impôs limites para a compra de dólares e ainda pressiona para baixar a cotação da moeda americana no mercado paralelo, que no fim de abril passou dos 10 pesos.
Um dos efeitos das manobras do governo recai sobre o turismo. Os argentinos estão mudando hábitos e planos. É que para viajar ao exterior, o turista precisa de dólar. A compra, no oficial, depende de autorização do governo, que tem sido negada em muitos casos. Resta usar o cartão de crédito internacional, mas se passar de US$ 5 mil, tem que justificar. Sem contar a taxa de 20% que o governo passou a cobrar sobre as compras com cartão no exterior.
E como se não bastasse estar mais caro viajar para o exterior, os preços também subiram muito no país da preferência dos argentinos: o Brasil.
Foi isso que fez Karina pisar no freio: “Realmente estava pensando em viajar para o Brasil, mas os preços subiram muito”
Um agente de viagem diz que a busca por pacotes para o exterior agora é praticamente zero. “Eu tinha famílias que iam a Salvador, Troncoso, Rio de Janeiro e deixaram para ver o que vai acontecer com a economia”, explica o agente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário