sábado, 30 de agosto de 2025

Novos advogados recebem carteira da Ordem em cerimônia na OAB/DF

 DF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, na tarde desta quarta-feira (27/08), mais uma solenidade de entrega de carteiras da Ordem, em cerimônia marcada por emoção, homenagens e palavras de incentivo à jovem advocacia. O evento recebeu 54 novos profissionais da advocacia.

Z62_1378

O presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, Poli, abriu a solenidade ressaltando a relevância do momento para a Casa da Advocacia. “Sejam muito bem-vindos nessa que, sem dúvida, é a cerimônia mais importante da nossa casa, onde recebemos novos colegas e sentimos a OAB pulsando. Este é um momento marcante na vida de cada um, e tenho certeza de que será lembrado para sempre”, declarou.

Z62_2512

Compromisso com a profissão

Em nome da turma, a oradora da solenidade, Renata Dark Monteiro, pontuou a importância da advocacia para a defesa da justiça e da democracia. “Assumimos, a partir deste momento, um compromisso que exige estudo constante, ética, muita coragem e humanidade. Como nos orienta o artigo 1º do Código de Ética da OAB, a advocacia requer de nós destemor, honestidade, decoro e boa-fé. O Estatuto da Advocacia, em seu art.2ª reafirma: o advogado é indispensável à administração da justiça. Que possamos ser defensores do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e das garantias fundamentais, com seriedade e respeito.”

Z62_1574

“Hoje estamos habilitados a lutar com as ferramentas da lei, guiados pela ética e pela coragem de quem conhece as dores da exclusão, mas escolhe ser agente de transformação. Hoje somos acolhidos por esta mais nova casa – a OAB. A casa dos saberes do Direito,” finalizou a oradora.

Palavra do paraninfo

O paraninfo da turma, advogado especialista em Direito Processual Civil e Direito Tributário, Cristiano de Freitas Fernandes, em seu discurso, destacou que a conquista da carteira da Ordem representa mais que um documento: “Recebam essa carteira como um bom sinal que a vida lhes deu até agora e que o esforço de vocês valeu a pena. Hoje não é apenas uma cerimônia, é um rito de passagem. É um instante em que cada um de vocês deixa de ser estudante, concurseiro, estagiário e passa a ser oficialmente advogado e advogada. Essa carteira que hoje recebem não é um pedaço de plástico, como falei, é um escudo e uma espada. Escudo para proteger o cidadão vulnerável, espada para combater as injustiças que se levantam todos os dias contra a sociedade.”

Z62_1638

O paraninfo também ressaltou o simbolismo da profissão e a responsabilidade histórica que acompanha a advocacia. “Ser advogado é ter o nome escrito na própria Constituição. Poucas profissões têm tanta distinção como a nossa. Não é um privilégio vazio, é uma missão de vida. Vocês hoje entram para a irmandade que atravessa séculos e que resistiu a ditaduras, que ousou enfrentar poderosos, que nunca se calou diante de tiranias. Ser advogado é carregar nos ombros uma história de coragem. E quando alguém olhar para vocês e dizer: “Doutor, doutora”, saibam que não estão apenas sendo tratados com respeito, estão sendo lembrados que são guardiões da liberdade e da dignidade humana.”

Incentivo à participação

A solenidade contou ainda com falas de membros da OAB/DF que incentivaram a participação dos novos profissionais nas comissões e projetos da instituição. A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Sthefany Vilar, compartilhou sua trajetória e reforçou a importância da paridade. “Eu sou a primeira advogada da minha família e sei dos obstáculos que enfrentei. Mas hoje temos uma OAB mais inclusiva, paritária e acolhedora. Por isso, convido todos a participarem das comissões e a construírem conosco uma advocacia mais forte”, disse.

A diretora de Comunicação, Desirê Souza, reforçou a importância do engajamento da jovem advocacia. “A OAB está de portas abertas para vocês. Participem dos eventos, sigam nossas redes sociais e construam sua trajetória junto com a instituição”, afirmou.

No encerramento, o presidente Poli deixou uma mensagem de responsabilidade aos novos profissionais. “Só a advocacia faz justiça neste país. A partir de agora, cada um de vocês será chamado a defender a liberdade, o patrimônio e a família de seus clientes. Sintam o peso da responsabilidade, mas também a capacidade de fazer a diferença. O sucesso está à disposição de quem estuda, é ético e está preparado para os desafios”, concluiu.

Assista a solenidade completa.

Veja as fotos do evento.

Jornalismo OAB/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário