segunda-feira, 21 de julho de 2025

Lixão de Padre Bernardo: governador decreta situação de emergência

BRASIL

A empresa responsável  foi multada em R$ 37,5 milhões

AGÊNCIA CORA CORALINA DE NOTÍCIAS 



Está prevista para esta segunda-feira (21/07), a retirada do lixo que deslizou no lixão de Padre Bernardo, no entorno do Distrito Federal. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás. O prazo faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela empresa responsável pelo lixão, a Ouro Verde.

NA SEMANA PASSADA O GOVERNADOR DE GOÍAS  DECRETOU SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.

O governador Ronaldo Caiado decretou situação de emergência no município de Padre Bernardo em razão dos danos ambientais causados pelo desabamento de uma pilha de lixo no lixão da empresa Ouro Verde, no dia 18 de junho.

O decreto autoriza a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a tomar qualquer medida emergencial que vise à mitigação dos efeitos do desastre.

A empresa foi multada em R$ 37,5 milhões. Ações emergenciais e assistência à população precisaram ser tomadas. Entre elas, a distribuição de água e cestas básicas. Focos de incêndio surgiram dias depois, mas foram controlados. Drones agrícolas foram usados para conter a infestação de moscas.

Agora, o foco das autoridades está no cumprimento do TAC e na redução dos impactos ambientais.


FONTE: AGÊNCIA CORA CORALINA DE NOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário