terça-feira, 21 de março de 2023

Finlândia é eleita país mais feliz do mundo; Brasil está em 49º

 MUNDO

Pela sexta vez consecutiva, a Finlândia ocupa o primeiro lugar do ranking da felicidade - veja também os mais infelizes



Getty Images

Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo


Os brasileiros estão mais tristes – essa foi a constatação do World Happiness Report de 2023, estudo anual que classifica a felicidade global em mais de 150 nações ao redor do mundo. Em comparação com o ano passado, o Brasil caiu 11 posições no estudo anual e foi do 38º para a 49º lugar. 

Supervisionado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável, o relatório é lançado todos os anos em homenagem ao Dia Internacional da Felicidade, comemorado hoje (20). O ranking é baseado em dados de fontes como a Gallup World Poll, alavancando seis fatores principais: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.


Apesar da queda brasileira, a tendência geral foi de estabilidade. A lista deste ano é bem semelhante às classificações dos últimos quatro anos, com os mesmos países nórdicos ocupando os primeiros lugares. A Finlândia encabeça o ranking pela sexta vez consecutiva. A Dinamarca mais uma vez aparece na segunda posição (igual ao ano passado), seguida pela Islândia na terceira.


“Os países nórdicos merecem atenção especial em razão de seus níveis gerais altos de confiança pessoal e institucional”, dizem os autores do relatório. “Suas taxas de mortalidade por Covid-19 foram mais de 60% menores que em outros lugares da Europa Ocidental durante 2020 e 2021 – os países nórdicos tiveram 27 óbitos por 100.000 habitantes, em comparação com 80 no restante da Europa Ocidental”.



Getty Images

Várias razões justificam a classificação da Finlândia no World Happiness Report, como a alta recompensas de altos impostos e planejamento urbano que fazem as pessoas se sentirem saudáveis ​​e seguras.











FONTE: FORBES/Giovanna Simonetti*

Nenhum comentário:

Postar um comentário