terça-feira, 21 de março de 2023

Bolsonaro 'entra' na posse de Michelle no PL Mulher por vídeo, chora e fala em 'momentos difíceis'

POLÍTICA

Ex-presidente têm feito reiteradas participações à distância em eventos da sigla no Brasil


FOTO: GAZETA  BRASIL

Michelle Bolsonaro tomou posse na manhã desta terça-feira como presidente nacional do PL Mulher, organização das parlamentares mulheres que compõe o Partido Liberal, em cerimônia realizada em Brasília. O ex-presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia por meio de videoconferência, e chegou a se emocionar. Fora do Brasil desde dezembro do ano passado, o ex-presidente tem participado à distância de reuniões e eventos da sigla.


— Hoje é um dia muito especial. Estamos ai com o PL Mulher. Obviamente que eu gostaria de estar presencialmente nesse evento ao lado da minha esposa e da minha família, mas a vida se faz em momentos felizes e momentos tristes. E tudo passa a ser ensinamento para nós. E creio eu que esse momento difícil para todos os brasileiros teria que ser dessa forma. Por vezes temos que sofrer para darmos valor ao que esta em nosso lado — disse o ex-presidente.


— Hoje é um dia muito especial. Estamos ai com o PL Mulher. Obviamente que eu gostaria de estar presencialmente nesse evento ao lado da minha esposa e da minha família, mas a vida se faz em momentos felizes e momentos tristes. E tudo passa a ser ensinamento para nós. E creio eu que esse momento difícil para todos os brasileiros teria que ser dessa forma. Por vezes temos que sofrer para darmos valor ao que esta em nosso lado — disse o ex-presidente.


O convite para que Michelle assumisse a posição de liderança no PL foi aceito na metade de fevereiro, quando a ex-primeira-dama participou de uma reunião com a bancada feminina da sigla. Na ocasião, o partido anunciou que "Michelle irá viajar o Brasil promovendo reuniões em grandes cidades, com o objetivo de atrair mais filiadas e aumentar a participação feminina na política".

Na fala de hoje, a ex-primeira-dama reforçou o compromisso de viajar pelo país para que possa "entender as necessidades de cada estado e cada município". Ao tomar posse, Michelle Bolsonaro falou sobre a importância da posição que passa a ocupar a partir de hoje:

— Estarei com vocês, irei percorrer todo o brasil para saber a necessidade de cada canto. Hoje é um dia muito especial em minha vida, ainda mais por tomar posse em um mês que celebramos o nosso mês. Começaremos juntas a trabalhar para sermos as mulheres que, no futuro, serão lembradas por terem contribuído para a equidade.


O presidente do partido, Valdemar Costa Neto, deu início à celebração e foi sucedido pelo líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes, pelo governador de Santa Catarina Jorginho Mello, que viajou para a solenidade, e pelo senador Magno Malta (ES). Os quatro destacaram a importância feminina na sigla. Antiga presidente do PL Mulher, a deputada Soraya Santos (RJ) fez a passagem de posse.

Em seu discurso, Malta fez um comentário considerado transfóbico.

— A mulher é melhor que o homem porque nasceu com uma peça a mais. Algo que o homem nunca vai ter, nem com cirurgia (...) porque mulher tem útero — disse ele. A declaração ocorre quase duas semanas após o pronunciamento preconceituoso de Nikolas Ferreira (MG) na tribuna da Câmara dos Deputados.

Da Família do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) e sua esposa, Heloísa, compareceram a posse de Michelle, assim como os parlamentares Tiririca (SP), Maurício do Vôlei (SP), Eduardo Bolsonaro (SP). Da bancada feminina da sigla, estavam Bia Kicis (DF), Silvia Waiãpi (AP) e Amália Barros (MT).

Eduardo: 'Quem manda é ela'

Em entrevista à coluna de Bela Megale, Eduardo Bolsonaro disse que acredita que a ex-primeira-dama não tem planos para se candidatar a algum cargo eletivo, mas está “entusiasmada com esse projeto de trabalhar na política partidária”. Perguntado se o pai apoia a candidatura da esposa, disse:

— Nunca conversei com ele (sobre a candidatura de Michelle), mas quem manda na casa dele é ela — disse Eduardo. A ex-primeira-dama embarcou para o Brasil no sábado à tarde após uma viagem a Orlando, no estado da Flórida (EUA), onde esteve com Bolsonaro. A viagem serviu para o casal alinhar uma estratégia de defesa para o episódio das joias dadas de presentes por autoridades da Arábia Saudita. Um dos conjuntos, avaliado em R$ 16,5 milhões, ficou retido na Receita Federal.

O antigo casal presidencial antecipou as comemorações de aniversário. Na última sexta-feira, o amigo pessoal da ex-primeira-dama, o maquiador Agustin Fernandez, organizou uma festa para os dois. O ex-presidente ganhou um bolo com o escudo do time de futebol Palmeiras. Já Michelle, que fará 41 anos amanhã, ganhou um bolo com uma foto dos cachorros do casal.


FONTE:O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário