DF
O motivo do aviso é a abertura de 40 centímetros das comportas da barragem. Até o fim da noite de ontem, 11, 10 centímetro já tinham sido abertos

Um alerta de risco de alagamento de uma barragem do Lago Paranoá foi emitido pela Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF), nesta quarta-feira, 12. O motivo do aviso é a abertura de 40 centímetros das comportas da barragem. Até o fim da noite de ontem, 11, 10 centímetro já tinham sido abertos.
O órgão recomendou que os moradores evitem as margens do rio abaixo da barragem. O site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), informou que o nível do reservatório do Descoberto e de Santa Maria estão em 97,8% e 94,5%, respectivamente.
A causa da abertura das comportas é o nível exorbitante de chuvas que atingem a capital federal nesta época do ano. Nesta terça-feira, 11, um alerta laranja foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em relação ao perigo dos temporais.
A abertura das comportas trata-se de um trabalho preventivo e contínuo para manter o nível da cota do Lago Paranoá. “Nós fazemos isso de forma bastante preventiva para que o volume não seja excessivo e não prejudique as outras atividades naturais do Lago Paranoá e do Rio Paranoá”, explica o diretor-geral da CEB Geração, Eduardo Roriz
Além do alerta de segurança em relação à barragem. O período chuvoso também coloca em cheque a segurança no volante, visto que chuvas são um agravante de perigo para quem dirige. Confira os cuidados necessários:
Nenhum comentário:
Postar um comentário