quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Putin se isola após 'dezenas' ao seu redor pegarem Covid

 MUNDO

Presidente russo tinha voltado a participar de eventos públicos recentemente. Até então, seus compromissos eram apenas por vídeo e as pessoas tinham de se isolar antes de encontrá-lo.

Por G1



O presidente russo, Vladimir Putin — Foto: Alexei Druzhinin / SPUTNIK / via AFP Photo

O presidente russo, Vladimir Putin — Foto: Alexei Druzhinin / SPUTNIK / via AFP Photo

O presidente da RússiaVladimir Putin, revelou nesta quinta-feira (16) que dezenas de pessoas ao seu redor testaram positivo para a Covid-19, por isso ele se isolou desde o início da semana.

“No meu ambiente (...) não há uma, não duas, mas várias dezenas de pessoas que adoeceram com o coronavírus”, afirmou Putin durante uma reunião por videoconferência.

Não está claro se os infectados são apenas membros do seu governo ou se também inclui familiares.

Na terça-feira (14), o presidente russo havia dito que se isolou e cancelou a participação em várias reuniões presenciais após ter entrado em contato com um funcionário infectado.

Na ocasião, ele afirmou que contava com a proteção da Sputnik V, vacina russa com a qual o presidente foi imunizado contra a Covid-19, para não pegar a doença.

Putin havia retornado recentemente a participar de eventos públicos. Até então, seus compromissos eram realizados apenas por vídeo e as poucas pessoas que puderam encontrá-lo pessoalmente tiveram que se isolar antes.

Covid-19 na Rússia

A Rússia é um dos países mais afetados pela pandemia: é o sexto em número de vítimas (191 mil) e o quinto com mais casos confirmados (mais de 7 milhões), segundo o "Our World in Data".

Mas o governo russo não contabiliza todas as mortes por Covid-19. Segundo a Rosstat, agência russa de estatísticas (equivalente ao IBGE no Brasil), o país tinha mais de 350 mil mortes no fim de julho.

O país é também o 12º em imunizantes aplicados (86,5 milhões), com quase 32% da população vacinada com ao menos uma dose e 27% com a imunização completa.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário