quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Forte ventania no RJ fecha Ponte Rio-Niteroi, derruba árvores e causa estragos

 BRASIL

Rajadas com mais de 70km/h mudaram tempo na capital fluminense, provocando transtornos em vários pontos



A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização - o segundo em uma escala de cinco - devido a uma forte ventania que atingiu diferentes pontos da região metropolitana na tarde desta terça-feira (21). Segundo a Prefeitura, há riscos de ocorrências de alto impacto no município.

Segundo o Centro de Operações, houve registro de rajada de vento de 77 km/h em Copacabana.

Há registro de 15 quedas de árvores em diversos pontos da capital fluminense. Um poste também caiu na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na zona norte. Na mesma região, vídeos mostraram telhas da escola estadual Theophilo de Souza Pinto sendo levadas pelo vento.

Ouvintes da BandNews FM relataram que o BioParque, na Quinta da Boa Vista, teve que ser esvaziado por questão de segurança. Também há relatos de pessoas que ficaram presas no Bondinho do Pão de Açúcar e quem estava no platô do Cristo Redentor teve dificuldade de caminhar e precisou deitar no chão para reduzir os impactos do vento (veja no vídeo acima).

Segundo a SuperVia, em função dos possíveis riscos às estruturas da ferrovia, a circulação dos ramais Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo, Saracaruna e nas extensões Paracambi, Vila Inhomirim e Guapimirim foram suspensas. A operação vai ser normalizada após melhoria das condições climáticas. Um outdoor também teria atingido parte da rede aérea próximo a estação da Penha. Apesar disso, metrô e VLT seguem circulando normalmente. 

Por precaução, a Ponte Rio-Niterói chegou a ser fechada nos dois sentidos. O fluxo foi liberado com o apoio de um comboio de segurança organizado pela concessionária Ecoponte, mas o trânsito no local segue devagar.

Em São Gonçalo, uma viatura da polícia foi atingida, mas não houve feridos.

A mudança de tempo no Rio de Janeiro e nas cidades do Sudeste, sob forte calor nos últimos dias, é resultado da formação de um ciclone extratropical, aliado com o avanço de uma frente fria na região. Por isso, grandes ondas devem se formar no litoral fluminense, com alerta de ressaca.

Há registro de 14 quedas de árvores em diversos pontos da capital fluminense (Band TV)

FONTE: BAND NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário