sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Festa do Morango de Brasília começa nesta sexta-feira

EVENTOS DF

Evento volta ao formato presencial, em Brazlândia; entrada é gratuita. Serão dois fins de semana com venda das frutas e atividades 'colha e pague' em propriedades da região.

Em Cianorte, produtor oferece sistema em que clientes visitam canteiros e colhem morangos que vão comprar — Foto: Reprodução/RPC


A 25ª edição da tradicional Festa do Morango de Brasília começa nesta sexta-feira (3), em Brazlândia, com a presença de público. No ano passado, o evento ocorreu de forma online, devido à pandemia do novo coronavírus. A entrada é gratuita.

Nesta edição, o evento ocorre na Associação Rural Cultural Alexandre Gusmão (Arcag), no Incra 6 (veja endereço abaixo). Apesar da permissão para presença de pessoas no local, as medidas sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19 são obrigatórias, além do uso da máscara de proteção facial. Como as aglomerações estão proibidas, os organizadores vetaram shows e apresentações culturais.

    A abertura da festa será às 19h desta sexta-feira (3), e o evento vai até o dia 7 de setembro – feriado da Independência do Brasil. A programação volta no fim de semana seguinte, de 10 a 12 de setembro. As atividades ocorrem das 9h às 22h.

    Na capital, cerca de 200 famílias cultivam morango, e pelo menos 95% da produção é feita em Brazlândia. Apenas este ano, 150 hectares da fruta foram plantados e, portanto, a safra estimada é de 4,5 mil toneladas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) prevê geração da receita bruta em torno de R$ 50 milhões.


    Apesar de shows e apresentações culturais estarem vetados, as outras atrações estão mantidas. Por exemplo, serão montados 40 espaços de produtores de morango na região, que venderão frutas, doces e sucos.

    Além disso, outros 30 estandes farão comércio de flores e plantas destinadas ao paisagismo. Na praça de alimentação da "Morangolândia", será possível comprar lanches e bebidas variadas.

    Entre as atividades do evento, está o tradicional "colha e pague". O visitante se inscreve para ir à uma propriedade que cultiva morangos e, no espaço, escolhe as frutas, que podem ser consumidas na hora ou levadas para casa.

    Além disso, dois concursos serão realizados. Um deles será sobre a melhor receita feita com morangos, e a outra, a "mostra de morangos", em que uma comissão julgadora vai escolher a melhor colheita.

    Programe-se

    25ª Festa do Morango

    • Data: 3 de setembro, 19h (abertura) e dias 4, 5, 6, 7, 10, 11 e 12 de setembro, das 9h às 22h
    • Local: Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), no Incra 6, BR-080, km 13, em Brazlândia
    • Entrada gratuita

    G1

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário