segunda-feira, 19 de abril de 2021

TJ-DF aumenta multa do ex-senador Luiz Estevão por reforma de sua cela

 JUSTIÇA DF

FOTO: CONGRESSO EM FOCO


Por constatar violações aos princípios da legalidade, da imparcialidade, da publicidade, da moralidade e da lealdade às instituições, a 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal aumentou o valor da multa civil imposta ao ex-senador Luiz Estevão e a quatro agentes públicos pela reforma do bloco do centro de detenção provisória provisória (CDP) onde o ex-parlamentar cumpria pena.

Para TJ-DF, multa determinada na primeira instância era muito branda

Estevão e alguns funcionários do sistema penitenciário foram condenados por improbidade administrativa. A denúncia do Ministério Público do Distrito Federal apontava que a obra havia sido feita sem seguir procedimentos formais, a mando do ex-senador, que iria ocupar uma das celas reformadas.

A 1ª Vara da Fazenda Pública do DF determinou o pagamento de multas que variavam entre duas e quatro vezes os valores das respectivas remunerações. Também proibiu os réus de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos. O MP-DF recorreu, pedindo a condenação pelas penas máximas para improbidade administrativa e reconhecimento do dano moral coletivo.

"No caso dos autos, os réus não observaram um padrão mínimo de cautela legitimamente esperado no âmbito da Administração Pública, de modo a oficializar os atos administrativos e possibilitar o seu controle pelo cidadão comum", entenderam os desembargadores da turma.

A multa estabelecida em primeira instância foi considerada extremamente branda. Elas foram aumentadas para dez vezes o valor das remunerações de cada réu. Especificamente para Estevão, a multa foi majorada para dez vezes o valor da remuneração de maior importe entre os agentes público. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-DF.

0028351-98.2016.8.07.0018


FONTE: ConJur

Revista Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário