terça-feira, 20 de abril de 2021

Estudo confirma 1ª morte por reinfecção de covid com variantes no Brasil

 PANDEMIA

Um homem de 39 anos e morador do município de Campo Bom (RS) morreu vítima de reinfecção de covid-19. Em um intervalo de três meses e 11 dias, o paciente foi infectado por duas variantes diferentes do novo coronavírus. 

Não teve sintomas no primeiro episódio, mas não resistiu ao segundo e morreu em 19 de março. Esse foi o primeiro caso confirmado de morte no Brasil por reinfecção pelo novo coronavírus.


O caso está relatado em um artigo científico produzido por 15 pesquisadores brasileiros comandados pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale (RS), publicado ontem na plataforma Research Square em pré-impressão, ou seja, ainda em fase de revisão dos pares. "A análise genômica mostrou diferenças geneticamente significativas entre os vírus recuperados em ambas as infecções" , explicam os pesquisadores no texto. Segundo o artigo, o paciente era portador de doença cardiovascular crônica e diabetes. "Ele relatou dois episódios clínicos de covid-19. 


O primeiro foi em 30 de novembro de 2020, enquanto o segundo se deu em 11 de março de 2021" , diz. No primeiro episódio, o gaúcho teve infecção pela variante P.1. Já no segundo, foi pela P.2. Ambas as cepas têm origem no Brasil. "Durante o primeiro caso de infecção, os sintomas e sinais clínicos do paciente não haviam sido relatados. 


No entanto, o paciente relatou ter tido contato com seu irmão, que testou positivo para SARS-CoV-2 anteriormente. Ele também visitou seu pai no hospital em um quarto compartilhado com outros pacientes com diagnóstico de covid-19. 


No segundo episódio, o paciente apresentou como sintomas dispneia [falta de ar], fadiga e dificuldade respiratória; e saturação menor que 95% como sinal clínico" , completa o texto. Ainda segundo o estudo, a segunda infecção evoluiu com complicações, "sendo o paciente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


FONTE: UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário