segunda-feira, 19 de abril de 2021

Câncer de mama se torna o mais comum do mundo

 SAÚDE

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram 2,3 milhões de diagnósticos ao longo do ano passado

Por: Isabela Alves

O câncer de mama superou o de pulmão e se tornou o mais comum do mundo. A estimativa é de que tenham ocorrido 2,3 milhões de diagnósticos em 2020 (11,7% do total), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os motivos para esse crescimento estão o envelhecimento da população, o atraso da maternidade, redução da lactação materna, não ter filhos, tomar a pílula anticoncepcional, ter a primeira menstruação em uma idade precoce ou uma menopausa mais tardia. 

Outros motivos são a obesidade, o sedentarismo, o consumo de álcool e as dietas inadequadas. A incidência do câncer de mama está crescendo rapidamente na América do Sul, África e Ásia, principalmente em países como o Japão e Coreia do Sul.

Mudanças sociais como a incorporação destas mulheres ao mercado de trabalho, o que as leva a adiar a gravidez, ou no estilo de vida, como uma redução da atividade física, também influenciam nestes números.

Na Espanha, por exemplo, estima-se que uma em cada oito mulheres sofrerá câncer de mama ao longo de sua vida. A boa notícia é que a taxa de sobrevivência total nesse país é de 85,5% após cinco anos do diagnóstico desse tumor.

Os médicos apontam que a melhor maneira de tratar do câncer é quando ocorre a detecção precoce. Ou seja, quanto antes o diagnóstico, maior é a chance de cura das pacientes.

Fonte: Brasil El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário