24/03/2021 - Lidiane Moreira/Governo do Tocantins
Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água e Dia Internacional das Florestas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a doação de 1.500 mudas de árvores nativas do Cerrado a 40 famílias da comunidade produtora de alimentos saudáveis da Bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande, em Palmas.
A ação faz parte do projeto Restaura-TO, que busca a recuperação ecológica e produtiva de áreas degradadas e alteradas no Estado e é conduzido pela Associação Água Doce e pelo Instituto Perene. Camilla Muniz, supervisora da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), explica que esta doação é a segunda etapa do projeto que começou com a doação de mil mudas, ainda em fevereiro deste ano.
“Os produtores do Taquaruçu Grande têm se mostrado muito comprometidos com os princípios da APA [Área de Proteção Ambiental]. Nas atividades deles, a gente observa muito respeito aos nossos recursos naturais e também há sempre uma busca por melhorias de suas produções. Hoje, a Associação Água Doce está incluída no Conselho e é a principal articuladora com a sociedade civil para melhorias de cunho ambiental dentro da APA. Recebemos com muita alegria esses projetos”, destacou Camilla.
Ao adotar as mudas, as famílias são responsáveis pelo plantio e pelo cuidado. O total de 1.500 mudas conta com a diversidade de 20 espécies nativas produzidas pelo Naturatins, no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL). O Parque possui programa de interação com o entorno, que compreende a região do Ribeirão Taquaruçu Grande.
Edição: Luiz Melchiades
Revisão Textual: Marynne Juliate
Governo do Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário