No feriado nacional em comemoração à Nossa Senhora Aparecida, a Fundação Hemoba atenderá doadores de sangue e de medula das 7h30 às 12h30, na sua sede, na Vasco da Gama. O momento é uma oportunidade para melhorar os estoques de sangue no estado, que tiveram queda expressiva durante a pandemia.   

O hemocentro funcionará com atendimentos por ordem de chegada ou agendados previamente através do número 3116-5643. Para agendamentos de grupos de doação, o contato deve ser feito com antecedência pelo e-mail: horamarcada@hemoba.ba.gov.br.  

Durante a pandemia

Até agosto de 2020, a Bahia apresentou uma baixa de 17% de candidatos à doação e de 15% de bolsas coletadas em relação ao mesmo período de 2019. Desde a reabertura do comércio em Salvador e outras regiões, o fluxo de doadores tem melhorado e a retomada do roteiro dos hemóveis, com coleta itinerante em Salvador e Região Metropolitana, é parte da crescente no mês de setembro.  

Salvador Shopping

Uma das estratégias de captação de doadores após a reabertura do comércio de rua na capital baiana, foi a instalação de uma unidade fixa de coleta dentro do Salvador Shopping. Na última semana, com a ampliação do horário do centro comercial, o ponto também estendeu seu horário, com atendimentos de segunda a sábado das 11h às 19h. Excepcionalmente nesta segunda-feira (12), a unidade estará fechada, com retomada das atividades na terça-feira (13).   

Recomendações

 Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/ Hemoba

Governo da Bahia