sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Governo de SP abre chamada pública para usina fotovoltaica flutuante na Billings

 


Energia gerada pelo projeto no reservatório da Região Metropolitana de São Paulo deve ser disponibilizada para o consumidor

O Governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), abriu nesta terça-feira (6) uma chamada pública para a escolha de empresas interessadas em instalar empreendimentos fotovoltaicos flutuantes no Reservatório Billings, na capital. Os participantes deverão apresentar documentos técnicos, financeiros e ambientais previstos no edital.

“A planta piloto instalada no lago da represa mostrou a viabilidade do projeto. Com esse chamamento público, o Governo de São Paulo dá mais um importante exemplo na utilização das energias renováveis, além de gerar emprego e renda para a população”, disse o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Propostas

Serão apresentadas propostas de plantas de geração com potência que variam entre 1 megawatt-pico e 30 megawatt-pico em quatro locais pré-estabelecidos na Billings. Após análise dos documentos, a EMAE selecionará as melhores proposituras com possibilidade de implantação pelas empresas habilitadas.

Vencido o trâmite necessário junto aos órgãos reguladores, a EMAE e os futuros parceiros poderão constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para viabilizar a implantação das usinas, cuja energia produzida será comercializada nos Ambientes de Contratação Regulada (ACR) e Livre (ACL). A EMAE terá uma participação na receita em função da estruturação societária e do negócio a ser constituído.

“Continuaremos incentivando o desenvolvimento de fontes alternativas e sustentáveis na geração de energia elétrica, sempre pensando nas principais tendências mundiais do mercado”, afirma o presidente da EMAE, Marcio Rea.

Governo de SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário