sábado, 19 de setembro de 2020

Comitê do Fogo: Fiscalização integrada reúne órgãos ambientais e de segurança para monitoramento em torno de Taquaruçu

 


18/09/2020 - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Diversos órgãos ambientais e de segurança, integrantes do Comitê Estadual do Fogo, vão participar da ação de fiscalização integrada contra incêndios florestais, que ocorrerá neste sábado, 19. O trabalho visa reprimir o aumento dos registros observados nos fins de semanas em Palmas e também nos arredores da Capital.

O encontro das autoridades para definição das estratégias, formação das equipes e distribuição das rotas está marcada para as 8 horas, na Praça Joaquim Maracaípe, no centro de Taquaruçu. Os trabalhos serão executados por terra com as equipes e as viaturas e também pelo ar com o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Os órgãos serão representados pelos seus respectivos dirigentes e chefes designados, a começar pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, que também é coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil; pelo tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual e presidente do Comitê do Fogo; pelo coronel Carlos Brusch, comandante do 22º Batalhão de Infantaria (em Palmas); Sebastião Albuquerque, presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Marcos Cézar, comandante da Capitania Araguaia-Tocantins (Marinha); procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), doutor José Maria, dentre outros.

Todos estarão monitorando as ações em conjunto e, ao mesmo tempo, estarão prontos para agir com autuações ou notificações a possíveis infratores causadores de danos ambientais. Fazem parte das equipes de fiscalização: fiscais do Naturatins, guardas da Guarda Metropolitana de Palmas e fiscais da Fundação de Meio Ambiente de Palmas e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Polícia Militar.

Há mais de três semanas, as serras que cercam o distrito de Taquaruçu e nos arredores de Palmas têm sua vegetação queimada pelas chamas. Bombeiros militares, Exército Brasileiro e brigadistas do Naturatins estão juntos nos combates desde então.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate


Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário