domingo, 9 de agosto de 2020

Parque do Sudoeste ganha área exclusiva para pets

 

   

Em parceria com moradores e iniciativa privada, administração regional oferece espaço cercado para os bichos, reforçando a segurança de frequentadores

Os cachorrinhos Cookie, 8 meses, e Mona, 4 meses, agora têm uma área exclusiva para correr, pular e brincar no Sudoeste. Em parceria com moradores e a iniciativa privada, a administração regional da cidade criou, dentro do Parque Urbano do Bosque, o BosquePet – espaço cercado de 400 metros quadrados para os animais de estimação. Das 6h às 21h, os donos podem passear livremente com eles – e isso traz, antes de tudo, mais segurança aos frequentadores e diminuindo as chances de incidentes.   

BosquePet tem espaço cercado de 400 metros quadrados e fica aberto das 6h às 21h para os bichinhos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Paulo Cardoso, 61 anos, é o dono de Mona, uma Lhasa Apso. Ele conta que adotou a cadela recentemente e um ambiente reservado para ela será uma ótima de socialização. “Ela vai aprender a conviver com outros cachorros e não vamos correr risco dela fugir, mesmo deixando-a solta”, comenta o advogado.

O aposentado Luciano Aquino, 70 anos, que tem o yorkshire Cookie, também aprovou o Bosquepet. “Antes eu passeava pelo meio do parque, mas há pedestres, ciclistas e até mesmo aqueles que não gostam de estar no mesmo ambiente que os cachorros”, lembra. “Agora, é bom tanto para nós quanto para os outros frequentadores do parque”, comemora.

Demanda
O BosquePet foi inaugurado na segunda-feira (3). O administrador Daniel Crepaldi lembra que a área era uma reivindicação antiga dos moradores e contou com a ajuda deles para que o projeto saísse do papel. “Fizemos uma pesquisa com a comunidade para saber quais as principais demandas relacionadas ao parque. Entre elas, surgiu esse proposta”, relembra.

Ainda de acordo com Crepaldi, o espaço ainda está em fase de implementação. “O próximo passo é instalar uma placa com informações sobre uma boa convivência e um bebedouro para os cachorros”, adianta. Nas áreas comuns, os pets poderão andar, mas com coleira. É uma forma de evitar fugas ou ataques a frequentadores.

No Parque da Cidade, Parcão também tem ambiente cercado e atrai frequentadores e seus animais de todos os cantos | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Cuidados
A diretora do Hospital Veterinário Público (HVP), localizado em Taguatinga, Mayara Cauper, ressalta a importância de oferecer um lugar exclusivo para os animais. “Essa recreação é muito boa tanto fisicamente quanto mentalmente”, informa. “Observamos um aumento de cachorros no ambiente familiar, por isso é muito democrático ter esses locais exclusivos para eles”, salienta.

A veterinária reforça que os donos precisam ter atenção redobrada com os bichinhos, devido à pandemia do novo coronavírus. “Além de ir frequentemente ao veterinário e estar em dia com a vacinação e vermifugação, eles devem ficar atentos ao chegar em casa. É preciso fazer a higienização das patas ou qualquer parte do corpo que tenha entrado em contato com pessoas ou superfícies”, diz.

Parcão
Outro espaço reservado ao animais de estimação da capital é o Parcão. Localizado no Parque da Cidade e próximo ao Complexo da Polícia Civil, o ambiente cercado atrai donos de todos os cantos de Brasília.

O horário de funcionamento é o mesmo do parque, das 06h às 21h. Os cachorros também contam com brinquedos para se divertirem.

AGÊNCIA BRASÍLIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário