quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Fortes terremotos atingem a ilha de Sumatra, na Indonésia

 MUNDO

Não há alerta de tsunami. Um dia antes, forte tremor atingiu as Filipinas, também no Sudeste Asiático.


Dois terremotos de magnitude 6,8 e 6,9 atingiram a Indonésia nesta quarta-feira (19) (horário local). Não há alerta de tsunami, segundo observatórios sismológicos.


O epicentro do tremor, a 26 km de profundidade, foi localizado a poucos quilômetros da costa oeste da ilha de Sumatra, informa o Serviço Geológico dosEstados UnidosNão há registro de vítimas ou de danos a construções.

Os dois terremotos foram detectados em um intervalo de seis minutos — o primeiro, às 5h23 (hora local, 19h23 em Brasília). Os epicentros de ambos estão muito próximos um do outro, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

MAPA - Tremores na Indonésia  — Foto: G1 Mundo
MAPA - Tremores na Indonésia — Foto: G1 Mundo 

A agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia disse em um comunicado que o terremoto foi sentido em algumas cidades da região, incluindo Bengkulu, que era a mais próxima do epicentro, e Padang.I


"Até agora, não houve relatos de danos após o terremoto. Nossa modelagem não mostrou potencial de tsunami a partir deste terremoto", informou a agência.


Tremores no Sudeste Asiático

Esse terremoto ocorre um dia depois deoutro tremor, de magnitude 6,6, atingir a região central das Filipinas, outro país localizado em arquipélago no Sudeste Asiático. Ao menos uma pessoa morreu.

A Indonésia fica na área conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, onde há o encontro de placas tectônicas, que flutuam sobre o manto terrestre. O movimento delas causa os terremotos e pode formar vulcões. Estima-se que cerca de 90% de todos os tremores do mundo aconteçam nessa região.

Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1
Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1
Fonte 


Os indonésios ainda vivem o trauma do tsunami de 2004, que matou dezenas de milhares de pessoas na Indonésia e em outros países do Sudeste Asiático. 

Em setembro de 2018, um forte tremor causou um tsunami na ilha indonésia de Sulawesi. Mais de 4 mil pessoas morreram, segundo a agência France Presse.

Meses depois, um tsunami atingiu as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia. Centenas de pessoas morreram. Diferentemente do que costuma acontecer, essa onda gigante não foi precedida de um terremoto, e sim de deslizamentos causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa. Relembre no VÍDEO abaixo.

Moradores tentam voltar para casa depois de tsunami na Indonésia




Nenhum comentário:

Postar um comentário