quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Encontro virtual apresenta resultados da agricultura de baixa emissão de carbono na bovinocultura de corte

 


25/08/2020 - Lúcia Brito/Governo do Tocantins

Os resultados alcançados em 20 propriedades rurais atendidas pelo Projeto de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono voltado para a bovinocultura de corte (ABC Corte) estão sendo apresentados em ambiente virtual até esta quinta-feira, 27. Coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros, como o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o encontro conta com a participação de técnicos, pesquisadores, profissionais do meio rural e produtores rurais.

A iniciativa tem por objetivo a apresentação, análise e avaliação de resultados técnicos e econômicos obtidos nas áreas de produção de carne intensiva a pasto, nas Unidades de Referências Tecnológicas (URTs) conduzidas pelos técnicos participantes do ABC.

Na manhã desta terça-feira, 25, o extensionista Josevaldo dos Santos, do Ruraltins de Araguatins, relatou suas experiencias. Responsável pela unidade implantada na Fazenda Campo Verde, do produtor Cláudio Ferreira, o técnico mostrou as estratégias empregadas para a recuperação da pastagem e o aumento da produtividade da arroba do boi por hectare. “Com o monitoramento da fertilidade do solo foi possível adequar a adubação dando prioridade para a reposição dos nutrientes mais limitantes no momento, de acordo com a capacidade financeira da propriedade. Com isso, o sistema vai evoluindo aos poucos. Os resultados estão bem acima da média nacional, mas ainda tem muito espaço para melhoria. Isso é só o começo do trabalho”.

Para o produtor Claudio Ferreira, a intensificação para as pequenas propriedades é de grande valia e a assistência técnica, contínua, influencia muito nos resultados finais do  projeto. “Estou satisfeito porque o meu objetivo principal, que era recuperar a pastagem, ficou de excelente qualidade. Só tenho a agradecer a todos, e espero que neste ano possamos dar sequência a esse trabalho diferenciado com o acompanhamento técnico necessário para aumentar cada vez mais a produtividade do rebanho que é a nossa meta final”, avalia o produtor Cláudio Ferreira.

A participação do Ruraltins segue com apresentações de resultados das unidades do  ABC Corte desenvolvidas pelos escritórios regionais de Guaraí, com o extensionista Sérgio Bueno; de Pau D'arco, Matheus Borges Leal; Paranã, Silvan Carvalho de Castro; de Arapoema, Manuel Enéas de Macedo Filho; e Athila Damasceno, do escritório local de Araguaína.

Plano ABC

O Plano ABC tem por finalidade organizar e planejar ações, no sentido de estimular os produtores rurais a adotarem tecnologias de produção sustentáveis, com objetivo de promover a segurança alimentar e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Ele é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Ama 4: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais  e Adaptação às Mudanças Climáticas.

A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.

 

Edição: Alba Cobo


Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário