Iniciativa contribui para abastecer o estoque do Hemopa responsável por atender mais de 200 hospitais públicos e privados na rede hospitalar
08/07/2020 15h34 - Atualizada em 08/07/2020 15h58
Por Leila Cruz (HOL)
Por Leila Cruz (HOL)
O compromisso com a solidariedade motivou nesta quarta-feira (8) a participação dos servidores do Hospital Ophir Loyola na Caravana Solidária de doação de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Essa é uma das estratégias em curso para abastecer o estoque do hemocentro que atende mais de 200 hospitais públicos e privados na rede hospitalar.

Os pacientes oncohematológicos, geralmente, são os que mais necessitam. A enfermeira da Agência Transfusional do Hospital, Leonice Carvalho, explica que existe uma necessidade muito acentuada por hemocomponentes, como hemácias, plaquetas ou plasma.

Zilma Albuquerque é enfermeira do Centro de Terapia Intensiva, ela já era doadora e gostou de participar da caravana. “Gosto de ajudar as pessoas, conheço a realidade do volume de transfusão da instituição para dar continuidade ao tratamento dos nosso usuários. As cirurgias e outros procedimentos importantes somente acontecem com bolsas de sangue, então a população precisa ser sensibilizada sobre o ato da doação”, esclarece.
Esse mesmo sentimento de empatia com o próximo levou o assistente administrativo, Luiz Carlos Carvalho, a assumir o compromisso da solidariedade. “Eu já estive na posição de quem precisa, mobilizei vários amigos em prol da saúde da minha filha. O gesto de cada um deles ajudou na recuperação dela. Um dia precisei e pessoas bondosas me ajudaram. Hoje, sou eu quem ajuda e sei que posso salvar até quatro vidas com a minha doação”, disse.
Assistente Luiz Carlos do Ophir Loyola já precisou e hoje retribuiuFoto: Hemopa / Ascom

MAIS SOBRE DOAR SANGUE
É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.
SERVIÇO
As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h.
Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h.
Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.
agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário