Live foi acompanhada por centenas de professores de diversas regiões do Pará através das redes sociais da secretaria
04/07/2020 17h07 - Atualizada hoje 21h58
Por Leidemar Oliveira (SEDUC)
Por Leidemar Oliveira (SEDUC)

A certificação refere-se à segunda jornada de Cursos EAD do Cefor, realizada em maio e junho, quando foram ofertados 12 cursos em 26 turmas, abrangendo várias áreas do conhecimento pedagógico. O objetivo é permitir aos professores a aquisição de novos conhecimentos e refletir sobre a prática pedagógica. No primeiro semestre deste ano, a secretaria beneficiou 2.550 profissionais da educação com as formações.
Um dos principais assuntos tratados na live foram os desafios dos educadores da rede pública com o retorno das aulas presenciais previsto para o próximo mês de agosto. “Vai ser um retorno de incertezas mediante a pandemia e exigirá que o professor saiba lidar com novas ferramentas tecnológicas em sala de aula, ou seja, o professor vai ter que se reinventar”, considerou o coordenador de tecnologia aplicada à educação (Ctae) da Seduc, Jó Elder Vasconcelos. O uso de ferramentas digitais para a educação a distância foi um dos cursos mais procurados da formação.
O coordenador do Cefor, Augusto Paes, destacou que apesar do contexto inesperado da pandemia a secretaria tem se preocupado com o professor e os cursos têm refletido esse cuidado. Além do aperfeiçoamento pedagógico, os educadores terão a oportunidade de participar de formações socioemocionais. Durante a live, a Seduc apresentou a plataforma Vivescer, criada pelo Instituto Península e que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Secretaria. Centrada em quatro grandes dimensões (corpo, mente, emoções e propósito), a plataforma pretende ser um espaço de troca e aprendizagem de professor para professor. Além de ser aberta à participação de todos, o acesso é totalmente gratuito.
Durante a certificação, os participantes dos cursos enviaram vídeos de avaliação e agradecimento. Professor efetivo da Seduc, Luiz Carlos resumiu a importância da formação nesse período de isolamento. “Vi o quanto as ferramentas digitais podem ser úteis na nossa prática docente, facilitando o nosso trabalho e ajudando o aluno a ter um aprendizado de qualidade”, declarou.
A secretária adjunta de ensino da Seduc, Regina Pantoja, participou da live e enfatizou a importância de aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula. “A formação é fundamental na trajetória de qualquer professor e é na sala de aula que esses conhecimentos devem ser aplicados. Quando um professor aprende, é o aluno quem ganha”, destacou.
O certificado pode ser acessado por este link.
agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário