terça-feira, 14 de julho de 2020

Oportunidade Mulher: quase duas mil participantes


Atividade engloba cursos e oficinas online gratuitos

Lançado em maio deste ano, o programa Oportunidade Mulher, focado no incentivo ao empreendedorismo e a autonomia econômica feminina, já atraiu mais de 1.800 mulheres para os cursos e oficinas online, realizados de forma gratuita, pela Secretaria da Mulher. Em apenas quarenta dias, a Secretaria e parceiros já ofereceram 46 oficinas teóricas e práticas, além de cursos de capacitação sobre diversos segmentos, entre eles, vendas; finanças; estratégias de marketing; mídias sociais.
De acordo com o levantamento realizado pela coordenação do programa Oportunidade Mulher, outro ponto interessante é o perfil das participantes. Em nível escolar, 49% possuem o ensino médio. Já o nível superior foi indicado por 30% do público cadastrado. As que representam também a menor parcela atuante no mercado de trabalho são as estudantes do ensino médio, a maioria inscrita no programa declara que está sem trabalho.
“Nosso objetivo é justamente, nesse momento de pandemia, despertar nas mulheres um novo olhar para si mesma, para ir em busca da autonomia financeira e mais ainda, empreender. Os cursos e oficinas que oferecemos englobam desde oficinas práticas de culinária a cursos de autoimagem, networking e ferramentas digitais. Queremos abrir caminhos e oportunidades para que as mulheres empreendam e descubram uma forma de ter uma nova renda e quem sabe, a sua principal renda”, pontua a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli.
Segundo a coordenadora de promoção da Mulher da secretaria, Chrystiane Paulino, mais de 60 % das mulheres cadastradas, de acordo com este primeiro balanço, inscreveram-se no programa por meio dos canais de comunicação do próprio órgão; e 38% foram inscritas por meio da parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, IRME. “Outro dado aponta que entre todas as oficinas desenvolvidas, a secretaria proporcionou mais da metade das atividades contando com profissionais dispostos a colaborar com a ação”, destaca a coordenadora.
O Oportunidade Mulher é um programa realizado pela Secretaria da Mulher e conta com parceiros como: a Fecomércio, o Instituto Avon, o IRME, Instituto 3 Pilares, BPW, Abeved, entre outros. “Em um momento tão difícil que o mundo todo está enfrentando, fazer o curso online foi uma ideia sensacional até porque, infelizmente, não são muitas pessoas que têm a chance de ganhar uma bolsa de estudos ou pagar um curso ou até mesmo um assistir uma palestra. Mas a ideia é não desistir, ter coragem e aproveitar melhor o tempo”. Depoimento de Maurina de Jesus Santos, de 25 anos. Ela tem o ensino médio completo e já participou do curso de Vendas do programa Oportunidade Mulher.
AGÊNCIA BRASÍLIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário