22/07/2020 - Sics/Governo do Tocantins
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, para tratar do projeto de bovinocultura nas comunidades indígenas da Ilha do Bananal.
Por meio do projeto desenvolvido pelo Ruraltins e pela Seagro, que agora recebe o apoio da Adetuc, a ideia é disponibilizar crédito aos indígenas, para que eles tenham seu próprio rebanho. Segundo o titular da Seagro, Thiago Dourado, já existe um crédito pré-aprovado de R$ 500 mil nesta primeira etapa, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), via Banco da Amazônia, para atender as comunidades.
Nos próximos dias 10, 11 e 12 de agosto, a equipe do Governo do Estado, composta por técnicos da Seagro, do Ruraltins e da Adetuc, deverá visitar os indígenas da etnia Krahô-Kanela, no município de Lagoa da Confusão; e da Aldeia Boto Velho/Javaé, na Ilha do Bananal, com o propósito de coletar informações técnicas a serem utilizadas na elaboração dos projetos para a captação dos recursos.
“Queremos permitir que as comunidades tenham seu próprio rebanho como geração de renda, em vez de simplesmente alugarem os pastos, como vem ocorrendo na ilha”, afirmou o secretário. Atualmente, segundo Thiago Dourado, a Ilha do Bananal conta com 200 mil cabeças de gado, a maioria criada em parceria com pecuaristas da região.
A pedido do secretário Tom Lyra, a equipe também irá visitar as aldeias Fontoura e Santa Izabel/Karajá para apresentação do referido projeto. Utilizada há décadas por criadores de gado, a vegetação da Ilha do Bananal é propícia para esse tipo de atividade por suas pastagens naturais. As terras indígenas pertencem à União, com posse e usufruto exclusivo dos indígenas.
Na ocasião, o secretário Tom Lyra repassou, para Thiago Dourado, o mapa turístico Etnoindígena do Tocantins para facilitar o acesso à ilha. O secretário colocou ainda os técnicos da Adetuc à disposição para ajudar no desenvolvimento do projeto. “Entendemos que o governador Mauro Carlesse está preocupado com a retomada econômica também das comunidades tradicionais e, sem dúvida, a criação de gado na ilha é uma fonte de alimentação e de geração de renda para os indígenas que ali vivem”, afirmou Tom Lyra.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate
Nenhum comentário:
Postar um comentário