Cerca de 700 alunos dos ensinos fundamental e médio serão beneficiados
23/07/2020 17h45 - Atualizada em 23/07/2020 20h06
Por Lucila Pereira (AGE)
Por Lucila Pereira (AGE)

"Nós tivemos a obrigação de segurar o calendário de entregas, fundamental na área da educação. Mas as obras não pararam. Nós continuamos as obras para garantir que ao momento de retorno das aulas as estruturas escolares estejam melhores, adequadas, com reconstruções, com novas escolas, para que os nossos alunos possam ter um ambiente adequado junto com os professores para uma educação de qualidade", afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.
"A partir da ampliação dessa escola nós estamos oportunizando para os nossos alunos um futuro garantido a termo de conhecimento. Eles já tinham antes, mas com certeza, com essa nova estrutura, terão muito mais, para que cheguem a universidade. É extremamente gratificante para todos nós termos recebido essa obra em Cachoeira do Piriá", comemora a diretora da escola, Elizane Oliveira.
A unidade de ensino irá atender 705 estudantes dos ensinos fundamental e médio, e aproximadamente 30 funcionários, que a partir de agora contarão com um prédio modernizado e ampliado. A nova escola, totalmente reconstruída, tem 12 salas de aula, laboratório multifuncional, laboratório de informática, sala de vídeo, ampla biblioteca e sala de aula de recursos multifuncionais.
O estudante Isaias Ramos, 17 anos, que está no último ano do ensino médio e nos preparativos para prestar vestibular, enxerga essa nova estrutura como algo fundamental no processo de aprendizagem. "O apoio da internet hoje em dia é de grande valia para os alunos, pois através dela a gente tem uma capacitação melhor sobre conteúdos, observa assuntos que não dá pra pegar na sala de aula e isso é uma complementação para enriquecer o psiquismo dos alunos", observa Isaias. E ele vai além.
"Eu entendo que a educação, ao passar dos tempos vai inovando e com essa inovação é preciso de obter novas técnicas para que o aprendizado possa aumentar, para que os alunos tenham algo que seja atrativo para eles. O mundo está globalizado e isso faz parte da globalização, e no momento que isso acontece numa escola a gente pode ver que faz parte da nossa realidade e que é fundamental para estimular a mente dos alunos", complementou.

A obra também contemplou o núcleo pedagógico, com ambientes adequados com melhores condições de ensino e aprendizagem, com melhorias na secretaria, sala do arquivo, sala dos professores, diretoria, vice-diretoria, coordenação pedagógica, banheiros convencionais e adaptados para deficientes. Para a professora de química Camila Auad, que trabalha há quase 10 anos na escola, a construção de novas áreas darão mais estímulo aos alunos.
"Pra gente é gratificante ter esse auxílio, essa melhora, principalmente na vivência dos alunos. Como a disciplina com a qual eu trabalho é um pouquinho complexa com relação a visualização do que acontece ao nosso redor eu preciso realmente mostrar pra eles tudo o que acontece no campo micro. Então tendo um laboratório eu consigo mostrar pra eles e exemplificar tudo aquilo que eu falo em sala de aula", explica a professora.

A Escola Estadual Adriano Gonçalves é a 32ª a ser entregue pela atual gestão desde janeiro de 2019. "A sensação é de dever comprido. Essa escola é referência aqui pra região , totalmente reconstruída por essa gestão e com certeza vai ofertar ensino de qualidade. Um prédio totalmente moderno, ampliado, com piso tátil, obedecendo todas as normas legais", comentou a Secretária de Estado de Educação, Eliete Braga.
O Prefeito do município, Leonardo Vale, avaliou positivamente a entrega da nova unidade de ensino para a comunidade escolar. "Fico muito alegre em saber que o Governador assumiu uma postura de entregar essa obra que é tão importante para o município. A gente tem certeza que essa obra veio para fortalecer cada vez mais o estudo e educação da cidade", destaca o gestor municipal.
Estiveram presentes no ato de entrega a presidente da Câmara dos Vereadores de Cachoeira do Piriá, Rosângela Fagnani; o deputado federal Cristiano Vale; o deputado estadual Antônio Tonheiro e a ex-prefeita de Cachoeira do Piriá, Bete Bessa.

agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário