22/07/2020 14h20 - Atualizada em 22/07/2020 14h58
Por Rodrigo Reis (EMATER)
Por Rodrigo Reis (EMATER)
A mecanização agrícola da colheita do milho é uma realidade que há 12 anos vem proporcionando inúmeros benefícios para a produção do agricultor Dilamar Natalino Scapini, assistido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) de Almeirim, Baixo Amazonas. Com pioneirismo, o produtor introduziu a mecanização em sua propriedade, a partir de incentivo da Emater, que em 2008 elaborou um projeto de crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e financiamento do Banco do Brasil.

Além de economizar custos, o produtor se aperfeiçoou no dia a dia no trabalho, o que proporcionou, por exemplo, mais agilidade na colheita. Já são 12 anos utilizando o maquinário e os benefícios são inúmeros.

As visitas técnicas do escritório local são realizadas mensalmente, com coleta de dados e levantamento das informações técnicas da produção do milho e da propriedade. O objetivo é sempre a melhoria da produção, a partir de relatórios técnicos, que são discutidos diretamente com o produtor. Para a próxima safra, o escritório local vai trabalhar a adubação e correção de solo, fatores importantes para uma produção de qualidade.

“Fui pioneiro no município com a mecanização agrícola. E a Emater faz parte deste processo”, finaliza.
Além do milho, o produtor trabalha também com pecuária de corte e leite e avicultura.
agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário