O material confeccionado é doado aos pacientes que recebem alta e seus acompanhantes
13/04/2020 15h55 - Atualizada hoje 16h39
Por Melina Marcelino (HC)
Por Melina Marcelino (HC)
O Ministério da Saúde vem incentivando a população a confeccionar máscaras caseiras para proteção contra o novo coronavírus, como forma de baratear custos e gerar renda nesse período de quarentena. Na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), os servidores da Clínica Pediátrica se organizaram e criaram uma linha de produção própria para doar aos pacientes que recebem alta e seus acompanhantes.

Segundo Socorro Almeida, auxiliar em reabilitação, a ideia partiu da equipe toda. "Cada uma contribuiu de um jeito: uma trouxe o pano, outra trouxe a máquina, e agora estamos organizadas confeccionando as máscaras”.

“Cada uma faz um pouco, eu não entendo de costura, mas ajudo a tirar os moldes e cortar. A Regiane, a Karen e a Socorro ficam com o trabalho de costura, pois disso elas entendem melhor. Vamos fazer a quantidade que der o material”, promete a psicóloga.

“A doação de máscaras é uma boa ideia, inicialmente eu só via os profissionais de máscara, mas agora nós, acompanhantes, e também os pacientes estão usando. Essa é uma ótima solução para proteger crianças como meu filho, que são do grupo de risco”, enfatiza Ana Rosa.
A preocupação da equipe da pediatria também é voltada para os profissionais do hospital, para a pedagoga Karen Xavier, as máscaras cirúrgicas precisam ser usadas com racionalidade para não afetar a segurança dos profissionais que estão na linha de frente no atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados com a covid-19.

Máscaras Caseiras - Segundo informações do site do Ministério da Saúde, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
agencia pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário