Mais de 50 famílias que moram no distrito de Catulés foram prejudicadas. Agrônomo disse que incidência de temporal tem sido frequente.
Por Paulo Barbosa, MG1
Produção de milho e feijão foram as mais prejudicadas na região de Serra do Salitre por conta das chuvas — Foto: Reprodução/TV Integração
Mais de 50 famílias de pequenos produtores rurais do distrito de Catulés, em Serra do Salitre, perderam a produção de milho e feijão devido a temporais registrados nos últimos dias.
O G1 mostrou na quarta-feira (15) que frio e chuva marcaram presença em algumas cidade das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Conforme o produtor Joaquim do Carmo, o temporal durou cerca de 30 minutos, mas foi suficiente para ele perder parte da produção. “Foi uma chuva de muito vento e granizo que destruiu minha plantação de poucos dias. A área atingida não tem recuperação, perdemos 100% da produção”.
O produtor explicou que as áreas atingidas pela chuva não têm recuperação, mas ele tinha plantios em outras localidades que ficaram intactas.
A região vem sofrendo com esses temporais há pelo menos quatro anos seguidos, segundo o agrônomo Paulo Henrique Soares. “Não tem como proteger as plantações das pedras, ainda mais porque o fenômeno acontece em uma microrregião", lamentou.
Ele disse ainda que o fator não influencia diretamente em toda a produção, mas na região de Catulés alguns produtores tiveram perda total da plantação de feijão e milho.
"Para esses produtores a perda é significativa porque vivem disso. Ele não têm outra renda e não sabem fazer outra coisa a não ser produzir grãos. As cooperativas e empresas estão apoiando os produtores nesta situação, tentando amenizar os impactos”, explicou Paulo.
Os produtores estão calculando os prejuízos. A equipe de reportagem da TV Integração disse que durante o trajeto para o distrito passou por algumas fazendas em Serra do Salitre e perceberam que algumas lavouras daquela localidade também foram danificadas.
Previsão do tempo
Até o fim desta semana, a previsão do tempo para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é de pancadas de chuva isoladas, aumento da nebulosidade e queda nas temperaturas. Conforme o Climatempo, essas condições estão associadas a chegada de uma nova frente fria .
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário