O Projeto Todos em Casa pela Educação, parceria da Seduc com a Funtelpa, atualiza o conteúdo e permite o acompanhamento da família
03/04/2020 19h01 - Atualizada hoje 20h34
Por Leidemar Oliveira (SEDUC)
Por Leidemar Oliveira (SEDUC)

Para os pais, o projeto ajuda a manter os filhos em casa, e estudando. Já para os alunos, as aulas são uma oportunidade para reforçar a aprendizagem. O microempreendedor Alan da Silva levava os filhos diariamente à escola, mas com a suspensão a sala de aula foi substituída pela sala de casa. Ele e a esposa, Claudiane Teixeira, mantêm dois filhos (um menino e uma menina) estudando há sete anos em uma escola estadual, em Belém. Agora, eles acompanham os filhos em casa, assistindo às aulas pela TV. “Devido à pandemia, estou tendo mais tempo para estudar com eles. Fiquei muito feliz em saber da parceria da Seduc com a TV Cultura, e acho que veio no momento certo. Agradeço imensamente por mais esse recurso na rede pública de ensino”, ressaltou Claudiane Teixeira.
Ao lado dos pais, os estudantes tiram dúvidas e atualizam o conteúdoFoto: Seduc / Ascom

Alana Chaves, do 6º ano, e Alan Tavares, do 7º ano, estudam na Escola Estadual Professora Anésia, no bairro do Souza, em Belém. Os irmãos acompanham todas as aulas pela tela da TV, mas não deixam de baixar as atividades no portal da Seduc e praticar. “Gostei muito da maneira de interação e das atividades on-line”, disse Alana. O irmão complementou: “Sem dificuldades para entender e acompanhar o conteúdo. Tudo muito bem explicado”.
As disciplinas preferidas de Alan são Português, Matemática e História. Já Alana prefere Português, Ciências e Inglês. A mãe não esconde o orgulho ao falar do empenho da dupla e do projeto da Seduc. “Alan e Alana mantêm uma rotina de estudos com muito empenho. Adoram estudar, ler e fazer cálculos. A ideia do Projeto Todos em Casa pela Educação foi recebida com muita alegria, pois já estavam ansiosos e preocupados com a falta das aulas e atividades”, informou.
Todo o conteúdo está disponível também pelo aplicativo, portal e facebook da Cultura e youtube da SeducFoto: Seduc / Ascom

Apoio da família - Outro aluno que aprovou as aulas pela TV é João Henrique Cardoso, do 8º ano, também da Escola Professora Anésia. Ele disse que está com muita saudade do ambiente escolar, mas que assistir às aulas ao lado da mãe é válido. “Gostei demais das aulas. As atividades ajudam a gente a não esquecer o conteúdo já visto, e sem se falar que em casa tenho todo o apoio da minha mãe, que senta comigo para assistir às aulas”, acrescentou o estudante.
Para os alunos do 3º ano que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as aulas são uma oportunidade de reforçar o conteúdo estudado na escola e tirar dúvidas. O estudante da Escola Estadual Albanízia de Oliveira, Deyvid Vasconcelos, 18 anos, vai tentar uma vaga no ensino superior e, desde a última segunda-feira (30) acompanha as aulas pelo aplicativo da TV Cultura. “Não podemos perder o foco do Enem, e essas aulas estão sendo muito proveitosas pra gente aprender mais. No meu caso, aproveitei para tirar as dúvidas de Biologia. Pretendo acompanhar até o retorno das aulas”, afirmou Deyvid Vasconcelos.
A tecnologia garante o ensino durante a suspensão das aulas presenciaisFoto: Seduc / Ascom

As aulas do “Todos em Casa pela Educação” são transmitidas de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 17h30. Além da transmissão pela TV Cultura (Canal 2), os vídeos podem ser acessados pelo aplicativo, portal e facebook da Cultura e youtube da Seduc (http://www.seduc.pa.gov.br/site/educapara/noticia/10413-testes-on-line). Os exercícios diários também estão disponíveis no site da Secretaria.
agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário