sexta-feira, 24 de abril de 2020

Ministro pede "esforço adicional" no fim de semana alargado do 1º de maio




Ministro da Administração Interna faz balanço do Estado de Emergência. Foram detidas 58 pessoas por desobediência, anunciou Eduardo Cabrita.

Ministro pede "esforço adicional" no fim de semana alargado do 1º de maio
Notícias ao Minuto
24/04/20 18:01 ‧ HÁ 15 MINS POR MELISSA LOPES 
PAÍS PANDMIA
"Apelava a que neste fim de semana a que limitemos as deslocações àquelas situações em que são expressamente admitidas", disse Eduardo Cabrita, sinalizando que as forças de segurança terão "particular empenho naquilo que é o aconselhamento e fiscalização do cumprimento das regras" do Estado de Emergência. 
E, em articulação com as câmaras municipais, "não deixaremos de encerrar zonas que propiciem uma maior aglomeração de pessoas (zonas perto do mar e de lazer)". "É um esforço adicional para que possamos a partir de maio iniciar gradualmente, com segurança, a abertura de vários setores da nossa vida coletiva, quer na economia, quer nos serviços públicos". 
Para isso, continuou o ministro, "foi hoje anunciado pelo primeiro-ministro, será igualmente muito importante percebermos que o fim de semana de 1 a 3 de maio é aqui um tempo de um esforço adicional", com regras de limitação de circulação entre municípios. 
Na reunião de hoje, disse Eduardo Cabrita, as forças de segurança deram nota que verifica-se um "generalizado cumprimento e adesão dos cidadãos" às regras do Estado de Emergência. Durante este segundo período, "verificámos apenas 58 detenções, 23 das quais por violação do dever de confinamento obrigatório", anunciou o ministro. Durante este período, foram encerrados pelas forças de segurança 142 estabelecimentos que violavam as regras (nomeadamente restauração e similares).  
Estando confirmados 168 casos de Covid-19 no âmbito das forças de segurança, temos a registar o número significativo de 26 curados. 382 polícias ou militares da GNR estão em isolamento profilático, adiantou ainda o ministro. 
país ao minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário