A equipe do Ambulatório da Fundação Hemopa reprogramou o atendimento de casos específicos
13/04/2020 14h53 - Atualizada hoje 19h40
Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
Darlison Luan, 13 anos, tem anemia falciforme e faz acompanhamento de saúde no Hemopa desde que nasceu. A mãe, Luana Silva, é quem o acompanha e compartilha da rotina do tratamento. Mas, desde o surgimento dos primeiros casos de covid-19 no Pará e, mais especificamente, na Região Metropolitana de Belém, a tensão e as dúvidas com relação à segurança da saúde dele aumentaram.

Foi pensando na especificidade de cada um dos mais de 15 mil pacientes hematológicos ativos, que a equipe do Ambulatório da Fundação Hemopa refez o planejamento para atendimento desses casos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

O atendimento em fisioterapia foi suspenso por tempo indeterminado, pois o tratamento exige o toque e o compartilhamento de equipamentos entre profissional e paciente, o que vai na contramão das orientações de prevenção à covid-19.
Todos que adentram as instalações do Hemopa têm a temperatura verificada e são orientados a higienizar as mãos com álcool em gel e respeitar o distanciamento entre as cadeiras. Além disso, foi limitada a apenas um a entrada de acompanhante por paciente no setor ambulatorial.
“Estamos trabalhando com o fluxo reduzido para preservar a saúde dos pacientes que são classificados como grupo de risco. Nosso dever e responsabilidade é proteger cada um que passa por aqui”, destacou Saide Trindade, coordenadora de Atendimento Ambulatorial (Coamb) do Hemopa.
Distribuição de Medicamentos
A farmácia ambulatorial está funcionando em horário diferenciado também. O atendimento aos pacientes que precisam resgatar os medicamentos agora é feito de segunda a sábado, das 7h30 às 15h. Além disso, a equipe de farmacêuticos vem fazendo agendamento para entrega de alguns medicamentos.
“É importante lembrar que o agendamento é uma comodidade garantida aos nossos pacientes e, por isso, ele precisa se comprometer a vir no dia e hora marcados para não atrapalhar o cronograma de entregas dos outros clientes. Fizemos isso para evitar aglomerações e o contato físico entre os pacientes, por isso estendemos o atendimento para o sábado também”, explica Robson Paixão, responsável pela Dispensação de Medicamentos da Fundação.

A maior demanda da Farmácia do Hemopa é para tratamento de Hemonoglobinopatias, doenças falciformes e de Coagulopatias, que são doenças do sangue. Os pacientes fazem o uso contínuo de medicamento e retornam de acordo com as avaliações médicas.
Serviço: O Ambulatório da Fundação Hemopa, em Belém, fica na sede da instituição (Tv. Padre Eutíquio, esquina com a Rua dos Caripunas. Mais informações ligue para (91) 3110-6500.
O atendimento ambulatorial também é feito nos hemocentros:
Castanhal
Endereço: Tv. Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, B-2 e B-3.
Contato: (91) 3472-4400
Santarém
Endereço: Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho).
Contato: (93) 3524-7550
Marabá
Endereço: Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agropoli do Incra)
Contato: (94) 3312-1950
agencia pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário