Covid-19: grupo entre 30 e 40 anos concentra infecções no Brasil
SAÚDE
Levantamento feito pelo Metrópoles com dados das secretarias de Saúde de 15 unidades da Federação revela grupo mais atingido pela doença
Apesar de o coronavírus ter sofrido modificações e mutações durante a pandemia, ele age essencialmente da mesma maneira: é mais perigoso para pessoas acima de 60 anos que têm comorbidades, mas pode infectar qualquer um. Por ser um vírus novo, não há organismo, não importando a idade do paciente, que esteja pronto para combater a invasão. No entanto, cada país, com sua realidade social, vive a epidemia de forma diferente.
O primeiro caso de coronavírus do Brasil foi confirmado na quarta-feira de Cinzas, dia 26/02. De lá para cá, mais de 52 mil pessoas foram infectadas pelo vírus (de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde divulgados em 24/04). Porém, ao contrário de outros países, o Sars-CoV-2 encontrou aqui uma população mais jovem, situação diferente, por exemplo, da Itália, de onde veio a cepa que inaugurou a Covid-19 no país.
O Ministério da Saúde não divulga dados gerais sobre a idade das pessoas contaminadas, mas um levantamento do Metrópoles feito a partir de informações das secretarias de Saúde do DF e de outros 14 estados brasileiros mostra que a faixa etária entre 30 e 40 anos concentra as infecções provocadas pelo novo vírus no país.
No Distrito Federal, 29,5% dos infectados têm entre 31 e 40 anos. Na capital paulista, cidade com maior número de casos do país, a mesma faixa etária lidera os diagnósticos confirmados (27,42% do total) – no estado inteiro, esse também é o intervalo com maior número de casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário