Os mais de 500 profissionais habilitados ao Programa “Máscara Para Todos” estão confeccionando, até agora, 230 mil peças para o Estado distribuir à população
28/04/2020 19h20 - Atualizada hoje 20h05
Por Louise Bandeira (SEPLAD)
Por Louise Bandeira (SEPLAD)
Membros da Comissão de Trabalho do Programa “Máscara Para Todos”, da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), visitaram ateliês e residências de costureiras habilitadas ao programa para acompanhar a produção das peças. As máscaras começaram a ser distribuídas gratuitamente à população na última sexta-feira (24), por agentes estaduais de segurança pública, durante ações de fiscalização e orientação sobre a Covid-19.
Nos ateliês a produção de máscaras continua em ritmo acelerado, gerando renda para microempreendedoresFoto: Divulgação

As 230 mil peças estão sendo produzidas por 511 costureiras individuais e micro e pequenos empreendedores que se inscreveram no programa, com o objetivo de vender as máscaras ao Governo do Pará, conseguindo assim uma renda extra durante a pandemia.
O membro da Comissão de Trabalho do programa, Fábio Larêdo, explicou que muitas famílias viram a iniciativa como uma forma de se manter no mercado, já que a necessidade de isolamento social diminuiu o fluxo de pessoas em todos os âmbitos, afetando diretamente a movimentação financeira.

Renda extra - Regina Lima é umas das costureiras participantes do programa. Ela é dona de um pequeno ateliê, localizado no bairro do Benguí, em Belém, e contou que já não sabia mais o que fazer quando as encomendas começaram a cair. Além dela, trabalham no local as duas filhas e uma funcionária. “Eu estava muito preocupada, porque aqui é o nosso ganha pão. Foi aí que um amigo da Igreja que eu frequento mandou um link com informações do programa. Imediatamente me inscrevi, fui selecionada e iniciei a produção. Agora é só alegria, tanto em ter essa renda extra, quando em saber que estamos contribuindo para a saúde de todos”, disse a costureira, que já vendeu mais de mil máscaras ao governo.

A titular da Seplad, Hana Ghassan, enfatizou que o momento é delicado e necessita de ações assertivas para a proteção de todos, tanto na área de saúde, quanto na de economia. “Nosso objetivo está sendo alcançado. O programa veio para ajudar famílias e pequenos negócios, além de proteger a saúde da população, e assim evitar a disseminação da Covid-19 no Estado. As máscaras estão sendo distribuídas inicialmente em Belém e outros municípios da Região Metropolitana, mas em breve a entrega vai se estender para as demais regiões do Estado”, garantiu Hana Ghassan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário