segunda-feira, 13 de abril de 2020

Café brasileiro é um dos melhores do mundo

AGRO
Setor se mobiliza para aumentar o leque de produtos com denominação de origem e indicação de procedência

FOTO: REPROUÇÃO DEPOSITPHOTOS

Quem nunca dedicou um bom tempo no supermercado pesquisando cafés de diferentes regiões brasileiras? O consumidor tem à sua disposição uma oferta imensa de aromas e sabores do grão, cultivado nas principais regiões produtoras do país. E essas referências que aparecem logo na embalagem do produto são exemplos da indicação de procedência denominação de origem do café brasileiro. Duas certificações que dão credibilidade ao café produzido no território nacional.

Indicação de procedência

Hoje, no Brasil, existem quatro indicações de procedência: Alta Mogiana, Norte Pioneiro do ParanáRegião da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais Região do Cerrado Mineiro. Elas dizem respeito às características específicas do local de produção, desde o relevo, tipo de solo, bioma e todo o ambiente produtivo. Por isso, o certificado é mais acessível, ao contrário da denominação de origem.

Denominação de origem

Somente o Cerrado Mineiro tem essa certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial Inpi). E é fácil compreender o motivo. A denominação de origem é o selo que revela, de maneira oficial, que a região produz grãos únicos, com sabor, aroma e corpo que não podem ser encontrados em nenhum outro local do planeta. Ou seja, um diferencial e tanto no mercado global. 

Desafio da cafeicultura brasileira

O Brasil tem um enorme potencial para produzir cafés de qualidade, especiais, marcantes e únicos. Mas é preciso explorar nossas peculiaridades. Uma missão facilitada pelas características geoclimáticas que evidenciam a diversidade de um país com dimensões continentais. Toda essa riqueza possibilita a produção de cafés que só podem ser encontrados em terras brasileiras. Buscar esse reconhecimento é um grande desafio para cafeicultura. Plataformas como a Nucoffee têm um papel fundamental nesse processo. 

Nucoffee

A Nucoffee foi criada há 13 anos pela Syngenta, empresa que sempre teve um papel essencial no desenvolvimento sustentável da produção de café não só no Brasil, mas no mundo todo. O programa promove uma parceria entre produtores, torrefadores e cooperativas com o objetivo de criar o melhor café já produzido no planeta.
A plataforma oferece tecnologia avançadaorientações e referências técnicas em mais de 4 mil fazendas para que produtores consigam garantir as melhores condições de cultivo. O trabalho é realizado através de uma plataforma especializada que garante a rastreabilidade, distribuição e conexão transparente. Além, é claro, de facilitar a aproximação entre o produtor e o consumidor final, que busca um produto de qualidade e com segurança.
Com tanta riqueza geoclimática, capacidade dos nossos cafeicultores e tecnologias proporcionadas por plataformas como a Nucoffee, o Brasil tem tudo para crescer, ganhar mercado e produzir cafés únicos que garantam não só a indicação de procedência, mas também o selo da denominação de origem.

FONTE: CANAL RURAL/Por Syngenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário