segunda-feira, 23 de março de 2020

Zenaldo participa de teleconferência com prefeitos, ministro e presidente da República


PANDEMIA


22/03/2020 17:27
Durante toda a manhã deste domingo, 22, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o secretário de saúde do município, Sérgio Figueiredo, participaram de reunião por teleconferência com prefeitos de capitais, secretários municipais de saúde, a equipe técnica da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, e que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.
A Frente propôs a instalação imediata de um comitê interfederativo de gestão de crise, de caráter transversal, para gerir a crise instalada pela pandemia do coronavírus, causador da covid-19.
“Neste momento, a Prefeitura de Belém está pleiteando a habilitação do Hospital Dom Zico, que está pronto na sua estrutura física, mas precisamos de equipamentos e respiradores para ampliar a capacidade de atender pacientes graves. Precisamos também, imediatamente, acelerar a habilitação das nossas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, destacou Zenaldo Coutinho. “A UPA do Jurunas vamos entregar agora, dia 28 de março, mas precisamos habilitar para parcerias de recursos, como também a UPA da Marambaia, que está funcionando, mas precisa dessa habilitação nacional”, completou.
“Tratamos exatamente das medidas, alternativas e problemas locais sobre o coronavírus. Várias situações foram apresentadas e eu, desde o início, ainda na pré-reunião com os prefeitos, apontei as necessidades de darmos celeridade nas habilitações das UPAs, que têm parceria com o Governo Federal para sua manutenção, por isso precisam ser habilitadas pelo Governo”, pontuou Zenaldo Coutinho.
“Queremos que nossa cidade Belém e nosso Estado do Pará possam ser modelos de ação em conjunto e, de nossa parte, estamos 100% a disposição para dialogar com todas as esferas de governo”, seguiu Zenaldo Coutinho, que reforçou o pedido para que todos fiquem em casa e façam o distanciamento social.
A Prefeitura de Belém segue realizando dezenas de ações para o enfrentamento da proliferação do novo coronavírus na capital. Entre eles, o chamamento de enfermeiros e técnicos de enfermagem para preencher as últimas vagas de concurso público. Com esses profissionais, e com os estudantes do último ano da área da saúde que já estão se apresentando, o município reforça a equipe da área da saúde para combater a covid-19.
Casos - Neste domingo a capital registrou mais dois casos de covid-19, sendo uma mulher de 44 anos e um homem de 53 anos. Ambos apresentam quadro de saúde estável. Neste momento, são quatro os casos confirmados em Belém.
 
Texto:

Adriana Pereira

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Salve este número na sua agenda e mande um "Oi" no WhatsApp. Aguardamos sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário