O encontro com a estilista Martha Medeiros possibilitou troca de experiências e visibilidade ao trabalho de artesãs que residem nos territórios
04/03/2020 21h24 - Atualizada hoje 00h13
Por Paulo Garcia (SEAC)
Por Paulo Garcia (SEAC)

"Conhecer as artesãs que estavam hoje aqui é altamente enriquecedor. Eu ando pelo Brasil inteiro e olho para vocês como o 'primo rico', porque aqui encontramos mãos que fazem arte. São ricos de insumos, de pedras, sementes... É fascinante ver que essas mulheres têm um grande diamante na mão, e que precisa ser polido", afirmou a estilista.

Moradora do bairro do Jurunas, Alexandrina Bshcir trabalha com artesanato e crochê em casa. Ela buscou no evento uma forma de aprender mais. "Eu confecciono jogos de banheiros, toalhas e guardanapos, e sempre busco aprimorar meu trabalho. Aqui, ouvindo a história da Martha, me deu mais ânimo para crescer", contou a artesã.
Inspiração - A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, participou do evento e recebeu uma peça de cerâmica inspirada na arte do Marajó. "É muito importante fazer essas conexões, como estamos fazendo entre o TerPaz e o Sebrae, para possibilitar que essas mulheres empreendedoras se inspirem no trabalho e na vida da Martha, que tem vários projetos lindos no nordeste", ressaltou Daniela Barbalho.
A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho (c), destacou a parceria entre TerPaz e SebraeFoto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Segundo o diretor do Sebrae-PA, Rubens Magno, o evento serviu também para fechar negócios com empreendedores locais. "A Martha Medeiros tem uma história de empreendedorismo extraordinária. Por isso, tivemos essa oportunidade de convidá-la para conhecer um pouco do DNA do empreendedor paraense. Nesse processo, ela conseguiu captar alguns clientes para o negócio dela", informou Rubens Magno.
Capacitação e crédito - O eixo empreendedorismo do TerPaz - representado pelo Sebrae, Sedeme (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia), Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) e Banco do Estado do Pará (Banpará) - também participou do evento. Seus integrantes informaram que há várias formas, dentro do programa, de incentivar o trabalho de uma empreendedora, como cursos de capacitação e concessão da linha de crédito "Empodera", destinados a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

agência pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário